• Contações comemorativas na Biblioteca Rocambole neste mês de novembro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/11/2016 00:00

    No mês de novembro, a Biblioteca Rocambole, no Museu Imperial, comemora o Dia Nacional da Cultura, a Semana da Música, Dia da Consciência Negra, o Dia do Inventor e, com isso, traz programações especiais para divertir a criançada. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial. 

    Amanhã, quarta-feira, das 14h às 15h, o conto será “As Aventuras do Avião Vermelho”, de Erico Veríssimo. Logo após será realizada exploração de livros, jogos, e fantoches da Biblioteca Rocambole. 

    O livro de Erico Veríssimo conta a história de Fernando, que não era nada obediente. Para tentar resolver esse problema, o pai lhe dá um livro. Todo feliz, Fernando passa a tarde lendo histórias. E adora a do valente Capitão Tormenta, que percorre o mundo num avião vermelho. 

    De tão animado, Fernando decide que vai ser aviador. Quando ganha um aviãozinho vermelho, brinca de ser Capitão Tormenta. Em companhia de seu ursinho ruivo e do boneco Chocolate, ele passeia pela Lua, pela China, pela África e chega à Índia. No percurso, enfrenta relâmpagos, ventanias e até um exército de tico-ticos. 

    Já na quinta-feira, das 14h às 15h, a contação será sobre o livro “Contos africanos para crianças brasileiras”, de Rogério Barbosa, acompanhado de oficina criativa. 

    O livro escolhido reúne dois contos de temas universais e tradicionais, que pertencem à literatura oral de Uganda; o primeiro fala de como nasceu a inimizade entre o gato e o rato, e o segundo, do motivo pelo qual os jabutis têm os cascos “rachados”. O autor fez algumas adaptações para o leitor brasileiro, mas manteve as características próprias da região de origem, que permitem conhecer uma pequena parte da cultura daquele país, de belezas estonteantes. Propõe, ainda, que as crianças pesquisem e comparem as versões já conhecidas e, assim, passem a reconhecer a riqueza que nasce da diversidade.

    Mais informações sobre agendamentos e programação podem ser obtidas pelo telefone (24) 22330345.

    Últimas