• Alerta: cuidado com afogamentos no verão

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/10/2016 11:15

    Nessa época em que a temperatura sobe e o calor invade a cidade, aumenta o número de pessoas que buscam se refrescar em piscinas, cachoeiras e poços. A atenção no cuidado, principalmente com as crianças, deve ser redobrada. Segundo o Corpo de Bombeiros, 20 centímetros de água já é o suficiente para colocar em risco a vida das crianças menores. 

    De acordo com o tenente Estêvão Queiroz, do 15ºGBM do Corpo de Bombeiros, o mais importante é nunca deixar as crianças sozinhas. “Existem registros de crianças que morrem afogadas em baldes e vasos sanitários, ou seja, 20 centímetros de água já são suficientes para causar esse tipo de acidente. O cuidado tem que ser redobrado perto de piscinas e cachoeiras. A criança não tem discernimento. No caso registrado, foi uma fatalidade, uma ocorrência muito triste”, disse.

    Segundo o tenente Estêvão, quando uma criança cair na piscina, o serviço de emergência do Corpo de Bombeiros deve ser chamado imediatamente. Ele afirma ainda que, quando o acidente ocorre em um local distante, é normal que os amigos e vizinhos levem a pessoa para o hospital mais próximo. “Nesses casos é importante que uma das pessoas ligue para o Corpo de Bombeiros e siga as instruções até chegar ao local de socorro. É importante deixar a pessoa de lado, para não broncoaspirar, nunca deixá-la de barriga para cima, porque isso pode piorar a situação”, disse.

    Os casos de afogamento não ocorrem apenas no verão. “É comum aumentar as chamadas, mas esse tipo de acidente pode acontecer o ano inteiro. Importante que os pais coloquem grades ou telas de proteção para evitar a queda de crianças e até de animais. Os acidentes ocorrem de um minuto para o outro e no caso das crianças, até mesmo as que moram em casa com piscina podem cair acidentalmente, por isso, saliento a importância de ter sempre um adulto por perto”, explicou o tenente do Corpo de Bombeiros.


    Últimas