• À espera de uma obra de adaptação, tomógrafo continua em uma caixa no HMNSE

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/09/2020 00:00

    À espera de uma obra de adaptação, tomógrafo continua em uma caixa no HMNSE

    Vai demorar pra começar a funcionar o serviço de tomografia no Hospital Nelson de Sá Earp. O tomógrafo já chegou, fruto de emenda parlamentar. Mas agora precisa fazer obras no local para adaptar uma sala onde vai funcionar o equipamento. Porém, ainda vai ser preciso fazer uma licitação, já aberta, mas suspensa por questionamento de participantes.  O equipamento, avaliado em  R$ 1 milhão está parado desde junho porque não se fez, par e passo, a adaptação física para ele funcionar.

    Rua

    A população de rua do Alto da Serra tá fora de controle.  Moradores e comerciantes ali diz que a situação é crítica com uso de álcool e brigas frequentes.  Quem mora na beira de rua não consegue dormir.

    Vagas de trabalho

    Os números são da vereadora oposicionista, Gilda Beatriz: Petrópolis perdeu 6.684 empregos de janeiro de 2017 a julho deste ano, de acordo com o Caged.  “Claro que a pandemia agravou muito, mas o salto já era negativo em anos anteriores da atual gestão”, afirmou da tribuna da Câmara.

    Depois que o trabalhador se aglomera num coletivo – esse é da linha Bingen-Itaipava – todos os dias, fica difícil convencê-lo que pode pegar a Covid-19 se sair pra beber com os amigos, se chamar a galera pra um churrasco…

    Flores

    O vereador Silmar Fortes acertou, pelo menos nessa. Está propondo a venda de flores produzidas em Petrópolis em áreas públicas. Iniciativa boa de apoio aos produtores e que ainda dará mais chame à cidade.  Em frente à Catedral e o Pórtico do Quitandinha são locais apontados como bons para esta ação. O Sindicato dos Produtores Rurais vai fazer um mapeamento onde pode ocorrer a venda.

    Incomensurável

    Márcio Arruda deveria ser presidente da Câmara como, às vezes, ocorre na ausência de Hingo Hammes. Partisans apoiam só pra ouvir ele dizer: “convido o vereador tal, com prazer incomensurável, para falar da tribuna da Câmara”.

    Mulheres

    Taí, uma iniciativa simples, mas de muita sensibilidade: o presidente da Câmara, Hingo Hammes, observou no Centro de referência em Atendimento à Mulher, que funciona no Centro de Saúde, que não existem vagas reservadas. Você pode achar uma bobagem, mas uma mulher, machucada, que chega buscando apoio no Cram, nem mesmo de Uber, táxi ou carona podia desembarcar na porta do setor…

    Chovendo no molhado

    O vereador Silmar Fortes fez a seguinte proposição: “indica a criação do serviço de densitometria óssea no Centro de Ortopedia, no Hospital Nelson de Sá Earp”. Mas, logo em seguida, frisou: “o aparelho já está comprado, está no HMSE e precisa ser instalado”. Ô, Silmarzinho, de novo? Indicando o que já está sendo feito? Devia é estar reclamando da falta de gestão que comprou o aparelho, mas não providenciou a instalação.

    Antes da tarde…

    Bacana os vereadores terem ido lá no conjunto Vicenzo Rivetti fiscalizar a obra – problemas de infiltrações, alagamentos e acabamentos registrados. Mas, ocorreu aos Partisans: porque só agora que terminou. Porque não fiscalizaram nos três longos anos de obras?  Dava tempo de ver os defeitos.

    Pensa bem

    Vereadores Meirelles e Marcelo da Silveira estão muito preocupados com a eleição mesmo com a pandemia. Dizem que ninguém vai abrir sua casa para os candidatos. E Silveira vai além: “não vão querer nem aceitar um santinho. As pessoas estão com medo”.  Talvez, nobres, não seja apenas por causa do coronavírus…

    Ah, o amor…

    Gilda Beatriz e Márcio Arruda que trocam farpas no plenário, em todas as sessões, estavam no maior love esses dias. Gilda subiu à tribuna e disse que estaria usando o tempo de fala do líder do governo. Nem mesmo Hingo Hammes, presidente da Câmara, acreditou e pediu explicações: “nós trocamos, presidente”, disse docemente Gilda.  Ah, mas o amor é lindo. Não dura nem duas sessões, mas é lindo mesmo assim.

    Que pandemia?

    De acordo com o painel da Covid-19, atualizado pela prefeitura, Centro, Corrêas e Alto da Serra continuam com maior número de mortes da doença na cidade, que já chega a 183 pessoas. Mas… Corrêas e Alto da Serra também bombaram neste final de semana de aglomerações. Não foi só na 13 de Maio, não…

     

     Castelos do Açu em foto de Louis Perry.

    Últimas