• Vereadores querem volta das câmeras de segurança

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/06/2016 08:00

    Os vereadores voltaram a falar, na tarde de ontem, da necessidade do monitoramento por câmeras da cidade por causa do assalto praticado por quatro pessoas na loja Ricardo Eletro. O presidente da Câmara, vereador Paulo Igor (PMDB), disse que na próxima semana vai apresentar um relatório sobre a situação do sistema de câmeras existente hoje em Petrópolis, que, na sua opinião, “está obsoleto e não está integrado e, com isso, não oferece nenhuma informação para as autoridades de segurança da cidade”. 

    Paulo Igor lembrou a situação de Nova Friburgo, que em pouco tempo conseguiu instalar a sua central de monitoramento, conhecida como “Cidade Inteligente”, favorecendo a segurança pública e o trânsito. Conforme informações fornecidas à Câmara, a central de Friburgo atua com vários profissionais de diversas áreas e cada um contribui fornecendo os dados para as autoridades policiais e de socorro. 

    O vereador Reinaldo Meirelles (PP) ressaltou o grande trabalho que a Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil estão realizando em Petrópolis, apesar dos problemas que estão enfrentando com a falta de investimento do Governo do Estado e com os salários atrasados. O vereador destacou o empenho da PM no roubo da loja, frisando que esses policiais estão comprometidos com a cidade. 

    O vereador Silmar Fortes (PMDB) lembrou que na semana passada aproveitou a presença do comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Eduardo Vaz Catelano, para falar sobre o assunto. Nesta ocasião, os vereadores falaram sobre a importância da central de monitoramento e ouviram do comandante o seu interesse que a cidade conquiste esse instrumento que hoje vem se tornando peça importante na segurança pública, principalmente para a prevenção. 

    A estrutura da Central de Operações de Nova Friburgo tem 25,5km de rede de fibra óptica e circuito de videomonitoramento com 32 câmeras instaladas do distrito de Conselheiro Paulino ao bairro Cônego, passando pelo Centro até a Ponte da Saudade. A Central funciona 24h, recebendo em sua sala de monitoramento as imagens das 32 câmeras. Nesta sala estão funcionários treinados das Secretarias Municipais de Ciência e Tecnologia, Ordem e Mobilidade Urbana, Defesa Civil e policiais militares do 11°BPM de Nova Friburgo. No andar superior da central estão as salas de gestão e de crise.


    Últimas