• Vereador faz críticas aos transportes nos distritos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/04/2018 16:35

    O vereador Wanderley Taboada (PTB) fez duras críticas aos serviços prestados pela empresa de ônibus Turb, que atende aos distritos, afirmando que “ela presta um desserviço a população”. Para o vereador, a empresa, quando assumiu o serviço de transporte público em Petrópolis, não trouxe novos ônibus, mas carros que não usava nas cidades onde presta o mesmo tipo de serviço. 

    Para ele, a população dos distritos está sofrendo com ônibus lotados e a supressão de horários, como o que ocorreu com a linha de Barra Mansa. Na sua avaliação os maiores prejudicados são os petropolitanos que ficam nos pontos de ônibus ao longo do corredor, seja do Terminal de Itaipava para o centro ou dos bairros para o terminal. 

    Ele disse que a maioria das pessoas ficam por cerca de uma hora no ponto esperando o ônibus, pois os primeiros sempre passam lotados. “É um absurdo o que vem ocorrendo. Pois quem fica no corretor acaba pegando ônibus lotado e a situação ficou pior com a redução de horários na linha de Barra Mansa. A empresa precisa rever esta situação”, frisou Wanderley. 

    Outra crítica do vereador é com relação a retirada de ônibus das estradas de terra quando apresentam buracos ou lama. “Qualquer buraco querem logo para o ônibus e isto prejudica muitas pessoas”, comentou o vereador, afirmando que em muitos casos o ônibus pode continuar circulando, “mas a empresa prefere retirar o carro”. 

    A crítica do líder do PTB não se restringiu apenas a empresa Turb, mas também a Companhia Petropolitana de Transporte e Trânsito (CPTrans), ao cobrar do presidente, Maurinho Branco uma fiscalização na empresa. “Tenho o maior respeito pelo presidente da CPTrans, mas é importante que se faça uma fiscalização, pois isto é competência da companhia”, afirmou o vereador. 

    Em resposta as criticas do vereador, a Turb Petrópolis destaca que oferece o número de ônibus e viagens adequadas e suficientes para atender a quantidade de passageiros que utilizam as linhas da empresa no quinto distrito, conforme definição dos horários e itinerários estabelecidos pelo órgão público gestor. Inclusive, toda a operação é fiscalizada em tempo real por meio do Sistema de Monitoramento por GPS. 

    Sobre a linha 701 – Barra Mansa a empresa informa ainda que não suprime qualquer horário e que os problemas gerados pelos congestionamentos provocam comboio de ônibus e atrasam as viagens da linha. Além disso, os passageiros da linha 701 – Barra Mansa, também são atendidos pela linha 711 – Posse – Terminal Itaipava que realiza viagens a cada 10 minutos.

    Sobre as dificuldades de operação em ruas sem calçamento, a Turb acrescenta que apenas deixa de operar trechos onde não existem as mínimas condições viárias, ao ponto de gerar interdições que podem colocar em risco a segurança dos rodoviários e passageiros, como queda barreiras, postes, árvores, crateras e falta de calçamento para circulação de veículos. Porém, mesmo diante de todas as dificuldades viárias a empresa sempre se prontifica a adequar a sua operação para atender a população, como aconteceu no início de março desse ano, quando uma barreira interditou totalmente a Estrada União e Indústria e a Turb Petrópolis se empenhou ao máximo para resolver o problema dos moradores da Posse que estavam ilhados e transferiu a circulação dos ônibus para a BR-040.

    Por fim, a Turb Petrópolis destaca que está disposta a ouvir seus clientes e esclarece que os mesmos podem entrar em contato no telefone da empresa ou nos canais do Fale Ônibus ligando gratuitamente para 0800 886 1000. Esse ano não há registros de reclamações nos canais de comunicação que a empresa disponibiliza para os usuários.

    Últimas