Veja a programação do carnaval petropolitano

Por: Luana Motta

Domingo, 04 de Fevereiro de 2018


Texto: A - A A +
Compartilhar:
imagem noticias
Reprodução internet

Os foliões de plantão já podem colocar as fantasias, porque o carnaval petropolitano já começou. Desde quinta feira, os ensaios e alguns desfiles de blocos agitam as ruas da cidade. Nos quatro dias de carnaval serão quase 30 blocos que vão desfilar no Alto da Serra, Morin, Cascatinha, Nogueira, Corrêas, entre diversos outros, além do Centro Histórico. Neste domingo (4) o pré-carnaval promete encher as ruas de confete e serpentina. A programação está para todos os gostos: matinês, desfiles de blocos, shows, é só escolher e se seguir a folia. 

Hoje serão três paradas, começando pela Obrigatória no Morin. O Bloco Parada Obrigatória se concentra às 9h na Rua Deputado Euvaldo Lodi e vai até as 14h. No Centro é a vez do Bloco Boa Praça, que no seu segundo ano de realização, traz o enredo “É coisa de Petrópolis!”, destacando detalhes da cidade que só quem é petropolitano raiz sabe como é. A concentração é na Praça da Liberdade a partir das 10h. 

Na Praça da Mosela, o Bloco #TamoJunto se reúne a partir 16h. Com bateria e integrantes, o bloco, que está na rua pela primeira vez neste ano, arrastou mais de 500 pessoas no último ensaio. O Acadêmicos do Indaiá também desfila hoje, reativado neste ano, vai fazer a alegria dos foliões entre 19h e 23h, na Praça João Augusto Borba, no São Sebastião. No Cascatinha, o Bloco do Urso se concentra a partir de 10, na Praça José Ferreira Soares. 

O carnaval deste ano ainda vai resgatar a tradicional Banda de Petrópolis. Sucesso nas décadas de 1970 e 1980, quando se apresentava na Rua Irmãos D’Ângelo e percorria outras ruas do Centro Histórico, o grupo volta neste ano no dia 11 de fevereiro, a partir de 10h. Mas hoje, faz um ensaio aberto para o desfile, a partir de 16h, no Clube Musical Euterpe, na Rua Tereza, 1.348, no Alto da Serra. 


Sexta Feira, 09 de fevereiro

A folia começa mesmo na sexta feira, dia 09. Na 16 da Folia, na Rua 16 de Março, a partir de 16h, os músicos Rodrigo Dias, Laio Simas e Felipe Carvalho trazem melodias cheias de vida que vão agitar o público. E também no Centro, na Praça da Águia, tem o Carnarock da Deguste. O evento acontece na sexta a partir de 18h e também no sábado, dia 10, de 11h à 22h. Com uma programação extensa de shows e, claro, cerveja gelada. Para o folião que gosta de um forró, os shows que acontecerão na Praça da Liberdade são uma boa pedida. Na sexta, a partir de 19h, terá Música mecânica, Trio Dubrá e Gotam Cru e os Curingas. 

Quem faz as honras abrindo o desfile de blocos é a Academia Amigos do Samba, às 20h30, no Bairro Esperança. A concentração será às 19h na comunidade e logo após o grupo sai em direção ao Itamarati. Mais tarde, quem entra em cena é o tradicional Bloco das Piranhas, com concentração a partir de 22h, no entorno da Praça Luiz Furtado da Rosa (Praça de Corrêas). 

Sábado, 10 de fevereiro

No sábado (10), entre 16h e 23h30, o Acadêmicos do Carangola anima os foliões, no Carangola, na praça do bairro (eles também fazem a festa, nos mesmos horários, nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro). No são Sebastião, de 19h às 22h, é a vez do Acadêmicos do Indaiá agitar a Praça João Augusto Borba, no Indaiá (mesmo também acontece de domingo, 11, a terça-feira, 13). No Centro da cidade, a Praça Paulo Carneiro recebe o bloco Vai dar M, com concentração a partir de 17h. Eles saem às 18h pela Rua Nelson Sá Earp até a Praça 14 Bis (no dia 12 de fevereiro eles também desfilam seguindo os mesmos horários). No Alto da Serra, o Golinho Carijó desfila às 20h. Eles saem da Rua Albino Siqueira e seguem até a Rua Chile. Também no Centro, o bloco Vai quem quer sai da Praça Clementina de Jesus em direção à Praça dos Expedicionários, às 19h. (O bloco faz o mesmo percurso nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro).

Na Praça da Liberdade, durante todo o dia, a partir de 11h, tem na programação Taruíra, Teatro Circense Andança, Velhota Cambalhota, Puro Pecado, Tribo de Gonzaga, Escola de Samba do Grupo Especial do Rio e Música mecânica até 01h. 


Domingo, 11 de fevereiro 

No domingo, o dia começa com o bloco Butão Molhado, a partir de 13h, na Rua João Martins de Barros, no Bataillard. No Morin, o Pipa Voada tem concentração às 13h no Pedro Ivo, com saída marcada para 14h, seguindo pelas ruas Eugênio Werneck e Felipe Fliess, depois retornam para o início. Também às 14h tem o bloco Pega + Não Explana, na Praça de Cascatinha. Já em Nogueira, o bloco Intocáveis de Nogueira terá concentração às 18h na Avenida Leopoldina, na altura do número 720. A saída será às 19h sentido praça do bairro. O bloco dá duas voltas na praça. 

Durante todo o dia na Praça da Liberdade, quem abre a programação às 11h é a Tribo de Gonzaga. Tem show com a Banda Estratégya, Teatro Circense Andança, velhota Cambalhota, Trio DuBrá, Trico Trincado e Música Mecânica. 

E começa também a tradicional matinê do Clube Petropolitano. Nos dias 11, 12 e 13, sempre das 16h as 21h, bandinha de carnaval, recreação, praça de alimentação e brinquedos, prometem levar alegria e animação para crianças e adolescente. Terá também dois ambientes distintos e uma área externa exclusiva para adultos. 


Segunda feira, 12 de fevereiro

Véspera de Carnaval, a segunda-feira (12) começa com o bloco Tem que ver, na Rua Dr. Borgean,no Bairro Esperança, a partir de 12h30. Já a partir de 14h será a vez do Ah se eu te pego, no Floresta, próximo ao número 632. Às 16h, começa a concentração do Bloco de Embalo do Pac, no Nova Cascatinha. A saída será às 19h em direção à Praça de Cascatinha. 

No Centro, na Praça da Liberdade, terá show do grupo Taruíra, Teatro Circense Andança, Velhota Cambalhota, Caxote, Os Delirantes, Tribo de Gonzaga, Puro pecado e Música Mecânica. A partir das 11h.  


Terça Feira, 13 de fevereiro

Na terça-feira (13), o bloco Secos e Molhados tem saída às 14h no Esporte Clube Corrêas em direção à Praça Luis Furtado da Rosa, em Corrêas. Já às 14h será a concentração do Guerreiros da Vinte. Às 19h eles partem pela Rua Marechal Deodoro em direção à Rua do Imperador, passam pelo Obelisco e seguem para a Praça da Liberdade.

E a bateria de shows continua na Praça da Liberdade. A partir de 11h tem o Trio Trincado, Velhota Cambalhota, Teatro Circense Andança, Os Amantes de Ceci (sambas antigos), Bateria de Escola de Samba do Grupo Especial do Rio, Gotam Cru e os Curingas, Tribo de Gonzaga e Música Mecânica. 

Fechando o Carnaval, na Quarta-feira de Cinzas (14.02), haverá um encontro de blocos, na Praça da Liberdade, de 11h às 19h. Já no domingo seguinte, no dia 18 de fevereiro, entre 14h e 20h, o Bloco da Ressaca faz a alegria dos foliões na Avenida Presidente Kennedy, no Centro.


Leia também Carnaval em Petrópolis só termina com Bloco da Ressaca neste domingo

O Bloco da Ressaca vai fechar o Carnaval em Petrópolis, neste domingo (18), a partir de 14h, no Centro da cidade. Com a participaç&atild...

Leia também Nova Geração de Talentos: curso de teatro está com inscrições abertas

O Curso Nova Geração de Talentos começa suas atividades este ano com aulas aos sábados para todas as idades, no Teatro da...

Leia também Espetáculo infantil Nas Águas da Realeza é atração no Sesc Quitandinha

A Satura Companhia de Teatro será a atração deste sábado (17), no Sesc Quitandinha, onde vai apresentar o espetácul...

Leia também Depois do trem de levitação, vem aí o passeio de gôndola no Rio Piabanha

Imagina fotografar a Catedral São Pedro de Alcântara - um dos pontos mais visitados da cidade - dentro de uma gôndola? A ideia, um...