• Vacinação contra gripe terá 15 postos na cidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/04/2018 12:59

    A campanha de imunização contra gripe terá início na próxima terça-feira em mais de 15 unidades de atendimento em Petrópolis. A vacinação atende determinação do Ministério da Saúde, diante do registro de contaminação pelo vírus influenza que vem crescendo no país. Foram 286 casos registrados, com em todo o Brasil. Houve 41 mortes.Em Petrópolis, ainda não houve registro de casos neste ano. Os últimos registros de Influenza foram em janeiro e abril do ano passado. Segundo a Prefeitura as vítimas fatais, não se imunizaram nas campanhas realizadas pelo município. Já em 2016, foram 5 casos de H1N1 e uma morte.

    De acordo com o infectologista Luis Arnaldo Magdalena, o causador do problema atinge em grande escala a população por conta de uma grande capacidade de adaptação e modificações constantes.

    A Influenza é divida em 2 principais tipos que são responsáveis por epidemias que ocorrem em determinadas épocas. As variações chamadas A e B contém subtipos que sofrem mutação constantemente. Dentre elas está o H1N1 caracterizado como doença viral aguda e o H3N2 que vem se alastrando massivamente nos últimos dias. O médico alerta para a atenção aos sintomas que podem ser comuns tais como diarreia, vô- mitos e fortes dores de cabeça, além de febre alta, calafrios, fadiga, dor na garganta e tosse.

    O especialista alerta sobre a importância de ter atenção aos cuidados para evitar a transmissão do vírus. Hábitos como higienização das mãos, cobrir o nariz ao tossir e espirrar, bem como utilizar lenços descartáveis, manter ambientes arejados e evitar ambientes com aglomerações estão entre as dicas do profissional. 

    A campanha que começa no próximo dia 24 tem como meta imunizar 90% da população-alvo que inclui idosos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a cinco anos e doentes crônicos. A campanha segue até o dia 1º de junho. O médico reforça a importância da vacina como estratégia imprescindível para evitar ou diminuir novos surtos da doença. 


    POSTOS DE VACINAÇÃO

    *Atendimento de segunda a sexta-feira de 8h às 16h – Com intervalo de 1 hora de almoço

    – Centro de Saúde Coletiva – Rua Santos Dumont, S/Nº

    – PSF Alto da Serra – Rua Teresa, 2.024 (Praça Miguel

    Couto)

    – PSF São Sebastião – Rua São Sebastião nº 625

    – UBS Alto Independência – Rua Ângelo João Brand s/n

    – UBS Quitandinha – Rua General Rondon nº 400

    – Ambulatório Escola – Rua Hívio Naliato nº 169

    – UBS Itamarati – Rua Bernardo Proença nº 32

    – Hospital Alcides Carneiro – Rua Vigário Corrêa, 1.345

    – UBS Morin – Rua Pedro Ivo, nº 81 – Morin

    – UBS Itaipava – Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues s/n

    – UBS Pedro do Rio – Estrada União e Indústria s/n

    – PSF Posse – Estrada União de Indústria nº 33.530

    – Coordenação Epidemiologia – Hospital Municipal Nelson de Sá Earp Rua Paulino Afonso, 455

    – UBS Mosela – Rua Mosela nº 744


    Funcionamento especial:

    – UBS Retiro – Av. Barão do Rio Branco s/n – Horário de funcionamento de 13h às 19h

    Últimas