• Uso indevido do fone de ouvido pode causar surdez

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/11/2016 11:45

    Hoje é comemorado o Dia Nacional da Prevenção e Combate à Surdez, que tem como objetivo levar informação e educação sobre a saúde auditiva para a população. Os fones de ouvido têm sido os responsáveis cada vez mais frequentes por problemas de audição entre os jovens.

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 400 milhões de pessoas sofrem de perda auditiva no mundo. E cerca de 1,1 bilhão de adolescentes e jovens adultos estão em risco de perda auditiva. A causa seria o uso inseguro de dispositivos pessoais de áudio, incluindo smartphones e exposição a níveis sonoros prejudiciais em locais como bares, discotecas e eventos esportivos.

    Dados de estudos feitos em países de renda média e alta, analisados pela OMS, apontam que cerca de 50% dos adolescentes e jovens adultos de 12 a 35 anos de idade são expostos a níveis sonoros inseguros pelo uso de dispositivos pessoais de áudio. Cerca de 40% são expostos a níveis sonoros potencialmente prejudiciais em locais de entretenimento. Nos blocos de carnaval, por exemplo, os aparelhos sonoros usados podem chegar a até 120 decibéis, intensidade próxima a de uma turbina de avião.

    De acordo com a otorrinolaringologista petropolitana Elisama Queiroz Baisch, os problemas auditivos na adolescência relacionados ao uso indevido de fones de ouvido podem ocorrer em dois tipos de situação: ouvir o som muito alto (mesmo que seja por período de tempo curto) e o uso do fone por longos períodos de tempo, mesmo que seja em uma altura razoável. "É recomendável usar o fone de ouvido por 1h ou 1h30 por dia, no máximo", afirma a médica. “Períodos além disso, ao longo dos anos, certamente afetarão a audição, causando o que chamamos de ‘perda irreversível’”, disse a médica. Nesses casos, a recuperação de parte da audição será possível apenas com uso de aparelhos auditivos (que vão desde os externos até as próteses implantadas dentro do ouvido).

    O limite seguro de som contínuo para o ouvido é de 80 decibéis. Especialistas recomendam que os fones e outros aparelhos sonoros devem ser usados com o volume até a metade para evitar prejuízos à audição. É importante também nunca ouvir o som tão alto a ponto de não ouvir o que está a sua volta e não dormir com o fone no ouvido.


    Últimas