• Urnas eleitorais da cidade e de municípios vizinhos já receberam dados dos candidatos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/09/2016 09:50

    As urnas eletrônicas do Polo Eleitoral de Petrópolis já passaram pelo processo de inseminação, recebendo programas com os dados dos candidatos e seus respectivos partidos políticos. Os 600 equipamentos que serão utilizados na cidade deverão ser coletados pelos funcionários das zonas eleitorais da cidade até o próximo sábado.  Outras 1,2 mil urnas já foram entregues às cidades vizinhas como Areal, Três Rios, Paraíba do Sul, Levy Gasparian, Teresópolis e Sapucaia.

    O processo de inseminação nada mais é do que a instalação dos programas que contêm os nomes, números, fotos e siglas dos partidos e coligações políticas, além da ordem de votação. O procedimento inclui também a inserção das informações dos eleitores de cada uma das seções eleitorais, como o nome e o número do título, a ser confirmado pelos respectivos presidentes seccionais no momento da votação. 

    As urnas que serão utilizadas no maior colégio eleitoral da Região Serrana vão permanecer no depósito do Polo Eleitoral até o próximo sábado. 

    Segundo o coordenador, Gilmar Renato Moreira, a previsão é de que todas sejam coletadas até a tarde de sábado. “Aqui na cidade as próprias zonas eleitorais fazem a retirada. Algumas alugam veículos para buscar e algumas vezes utilizam até mesmo o serviço dos Correios. Os equipamentos da 29ª Zona Eleitoral de Petrópolis devem ser os primeiros a serem entregues, chegando ao cartório amanhã mesmo. Já as urnas da 65ª e 229ª zona eleitoral devem ser entregues no sábado”, explicou.

    As máquinas são transportadas por vans e carros alugados, escoltados pela Polícia Militar. 

    Somente no Polo Eleitoral de Petrópolis 55 pessoas trabalham no preparo das urnas e também na parte de distribuição. Além disso, cada cartório tem um efetivo diferente, que será reforçado ainda no sábado, com equipes de supervisores, para dar suporte aos trabalhos de distribuição das urnas. 

    O processo de inseminação, acompanhado pelos juízes e também por líderes das coligações partidárias, terminou na última segunda-feira. No total, a Justiça Eleitoral Fluminense utiliza mais de 38 mil urnas eletrônicas.



    Últimas