• Unhas fracas podem ser sintomas problemas mais sérios

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/10/2016 15:24

    Unhas que quebram facilmente ou sofrem com descamação são as causas mais frequente de consultas ao dermatologista e das queixas à manicure. No entanto, a fragilidade das unhas é originária de diversos fatores, desde alimentação até exposição a produtos químicos. Em geral, os desequilíbrios que acontecem nas unhas são provocados pelos próprios cosméticos usados no tratamento estético ou hábitos errados no procedimento de manicure.

    Hábitos que enfraquecem as unhas

    O problema das unhas frágeis e descamando atinge cerca de 35% das mulheres adultas e pode ser decorrente de diversos fatores. Por isso, se você considerar alguns conselhos, pode evitar enfraquecê-las ainda mais. Conheça principais causas:

    1. Uso excessivo removedores de esmalte

    Se puder, substitua o uso da acetona pelo de removedor de esmaltes, que é menos agressivo. Evite tudo que tem fórmula muito química, como esmaltes de má qualidade ou com

    2. Exposição prolongada a detergentes e produtos químicas

    O contato com produtos químicos, tais como desinfetantes e outras soluções de limpeza, como as cloradas, também pode ser prejudicial, caso seja feito sem a proteção de luvas.

    3. Uso de unhas postiças

    A colagem e remoção frequente de unhas postiças, além da constante cobertura que impede os tecidos de respirarem naturalmente podem abafar e enfraquecer as fibras das unhas.

    4. Lixamento excessivo

    Se você lixa demais as unhas ou usa daquelas lixinhas para dar polimento também na superfície delas com frequência, pode reduzir a camada de queratina que as fortalece.

    5. Esmalte sem descanso

    Pintar sempre as unhas sem dar um intervalo de dois dias entre uma pintura e outra, faz com que as unhas nunca “respirem” e percam sua estrutura.

    Além dos hábitos de cuidado errados da manicure, a farmacêutica Luisa Saldanha alerta para os sintomas em decorrência de cinco quadros mais graves como:

    1. Fatores hereditários;

    2. Má alimentação;

    3. Hipotireoidismo;

    4. Doenças de pele, como a psoríase;

    5. Dietas radicais e desequilibradas;

    Últimas