• Somos todos Um

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/06/2017 12:45

    No taoísmo, entendemos que o Tão é o Absoluto. É a totalidade, incluindo o visível e o invisível. É o ser e o não-ser juntos. Tao, em chinês, apresenta três sentidos ao mesmo tempo: é “caminho”, é “caminhante” e a ação de caminhar; por consequência analógica, o Tao é, ao mesmo tempo, o Criador, o Criado e a criação. O Tao, como Criador, é o Vazio e a Forma, e a transformação que une os dois. Os Três são Um. O homem e a natureza devem se unir em busca do Tão, pois, este entendimento, facultará a paz, o saber e a felicidade. Várias práticas favorecem esta compreensão. 

    Abraçar uma árvore, para sentir-se melhor, é uma delas e significa tanto abraçá-la de uma forma natural, como simplesmente sentar-se junto a ela, apoiando as costas contra seu tronco e colocando a mão direita dois dedos abaixo do umbigo, ponto chamado Tan Tien pelo taoísmo, e a mão esquerda atrás das costas, entre o seu corpo e o tronco, perto da região dos rins. (Plexo solar, também conhecido como plexo celíaco, é uma complexa rede de neurônios que no corpo humano está localizada atrás do estômago e embaixo do diafragma perto da cavidade abdominal no nível da primeira vértebra lombar).

     Quando dava aulas de Tai Chi Chuan, fazíamos esta prática com frequência e todos ficavam maravilhados com os resultados que, para cada um e em cada dia, se apresentava de uma forma diferente. Você sabia que abraçar árvores também tem um efeito refrescante? Um estudo publicado por cientistas americanos e australianos demonstrou que, de fato, coalas abraçam as árvores para se refrescarem. A captação de energia da árvore, ou mesmo, a presença em locais arborizados, é um verdadeiro método terapêutico no tratamento e prevenção de doenças. Foi reconhecido como um método científico somente em 1927, mas já era usada há séculos. No passado, os pacientes que sofriam de pneumonia, eram aconselhados a passar algum tempo na floresta, ou, pelo menos, nas proximidades delas, uma prática que poderia ser útil para todos, que, nas últimas décadas, nos afastamos cada vez mais da natureza. 

    Respirar nos parques, bosques e florestas é considerado um remédio realmente benéfico, uma vez que ativa a circulação sanguínea, aumenta o número de células vermelhas do sangue, facilita a respiração em pacientes com doenças pulmonares crônicas, ajuda no sono e retarda o envelhecimento. Além disso, passar algum tempo em contato com as árvores é uma fonte de energia vital. Algumas árvores são consideradas capazes de nos trazer energia positiva, entre elas o limoeiro, pinheiro, carvalho, castanheiro e salgueiro. 

    Confira o significado de algumas plantas e árvores de acordo com os Celtas. Bétula: um símbolo do renascimento, da purificação, do conhecimento e da pureza; amieiro: um símbolo de proteção espiritual e de poderes oraculares; salgueiro: recorda os aspectos lunares e femininos da vida e a inspiração poética; carvalho: símbolo de poder, energia e sobrevivência;  aveleira: propícia à meditação, incentiva a sabedoria interior, a intuição e o poder da adivinhação;  macieira: ajuda na tomada de uma decisão importante; sabugueiro: símbolo da vida e da regeneração. Nos tempos antigos, esta prática estava relacionada com as forças e energias que o homem poderia buscar. No passado, a natureza era o único medicamento verdadeiro.

     Cada um de nós sabe o quanto é bom passear num parque respirando ar puro. Sendo assim, não podemos nos esquecer de nos dar esse presente sempre que podemos, principalmente nas horas difíceis, que podem causar depressão e ansiedade. Abraçar uma árvore pode te restaurar a energia perdida. Acredite e comprove.

    achugueney@gmail.com 

    Últimas