• Solenidade no Theatro Dom Pedro marca entrega do Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/04/2018 12:00

    Uma cerimônia realizada no Theatro Dom Pedro marcou, na noite de terça-feira, a entrega do Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura. Agentes culturais de 11 categorias dos principais segmentos artísticos e culturais de Petrópolis receberam a estatueta feita em bronze, que é réplica de uma obra do artista Sérgio Cestari, pelo trabalho realizado em 2017. O prêmio representa, também, uma homenagem ao maestro, compositor e arranjador César Guerra-Peixe.

    Os vencedores foram Yuri Garrido (atuação 2017), na categoria Música Popular; Coral dos Canarinhos (concerto 500 Anos da Reforma Protestante), em Música Erudita; Márcio Negócio (direção de (R)existir), em Teatro; DNA (Gala), em Dança; Paulo Mendes Faria e Vitor Lemos (Diálogos), em Artes Visuais; José Luiz de Mendonça Costa (Petrópolis na História), em Literatura; Petrópolis em Cena (Jornal), em Comunicação; Ricardo Braun (Zikomo Zambia), em Audiovisual; 3 cabeças produções, em Produção Cultural; e Dançar por Dançar, na Categoria Especial.

    O maestro Marco Aurélio Lischt, diretor artístico do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP), responsável pelo Coral dos Canarinhos, comemorou a conquista. “Este é o reconhecimento de um trabalho de longa data, em que procuramos sempre dar o melhor da nossa arte. Esperamos que a cultura, a música e as artes plásticas de Petrópolis só cresçam; que todas as formas de artes na cidade sejam bem administradas por todos e muito bem apresentadas, mostrando que a cidade é um berço de artistas e que vale a pena prestarmos atenção", disse.

    Uma das principais categorias, a Notório Reconhecimento, que presta homenagem ao agente cultural pelo conjunto da sua obra no decorrer dos anos, contemplou o escritor Gérson Valle, carioca, mas que mora há muitos anos em Petrópolis.

    Outro momento emocionante da cerimônia foi a homenagem prestada aos agentes culturais que faleceram no ano passado, entre eles Luis Carlos Duvanel; Leda Nascimento; Padre Jac; Valdir Mariano; Roberto Francisco; Natajsha Kreischer; Glorinha Rattes; Luciano Braga; José Carlos de Araújo – (Puca); e Frei Alberto Beckhauser.

    Últimas