• Solenidade no Palácio de Cristal marca abertura oficial de mais uma Bauernfest

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/06/2016 10:20

    Foi aberta ontem oficialmente a 27ª Bauernfest, tradicional festa do colono alemão de Petrópolis. A abertura foi realizada às 19h30 no Palácio de Cristal, com a presença do prefeito Rubens Bomtempo, da diretora-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petropolis (FCTP) Adriana Madeira, da presidente do Clube 29 de Junho, Emygdia Hoelz Lyrio, além de outras autoridades e representantes de grupos culturais.

    O evento, realizado pela Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura, conta com algumas novidades e promete receber mais um público recorde. Nesta edição, além do espaço destinado exclusivamente ao artesanato, lançado na edição passada, instalado numa espécie de passarela, chamada de “Vila Germânica”, a festa vai contar com barraquinhas instaladas na Praça da Liberdade, que terá programação cultural para adultos e o Kindergarten, um espaço montado especialmente para as crianças.

    Na abertura, que começou com a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda do 32º Batalhão de Infantaria Leve (32ºBIL) Dom Pedro II, a apresentação do coral dos Meninos Cantores de Petrópolis com a execução do Hino de Petrópolis emocionou o público presente.

    Para o prefeito Rubens Bomtempo, a Bauernfest garante a preservação da cultura dos colonos germânicos em Petrópolis. “Graças ao evento e aos grupos culturais presentes como o 29 de Junho é que garantimos essa essência germâ- nica. Não podemos deixar que isso se perca. Vamos passar de geração em geração”, exaltou.

    Ao longo dos jardins da Praça Koblenz, onde fica o  Palácio de Cristal, as barraquinhas trazem as comidas típicas como o salsichão e também muito chope. A animação já no primeiro dia era tanta que tinha até gente que veio da Flórida. “Eu e minha irmã estamos aqui em Petrópolis temporariamente ela acabou de chegar dos Estados Unidos e já está curtindo a Bauernfest”, disse Maria da Conceição Ouverney de Moraes. A irmã de Conceição, Eliane Ouverney, mora na Flórida, e disse que a Bauernfest de Petrópolis é o evento cultural mais bonito que ela já conheceu. “É muito lindo, estou encantada! Dá de mil a zero na Octoberfest lá da Flórida, que tem poucas barracas e não tem essa anima- ção”, completou, dizendo que se sentia na Alemanha.

    A realização da festa mantém aquecido o setor de turismo: a rede hoteleira do primeiro distrito já tem 90% dos leitos reservados para o período da festa. Dados do Observatório do Turismo e da Fundação de Cultura e Turismo mostram que também houve aumento da procura por pousadas e hotéis localizados do 2º ao 5º distrito.

    Últimas