• Sistema de Alerta de Cheias está desativado por falta de pagamento

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/09/2016 07:00

    O Sistema de Alerta de Cheias não está funcionando em Petrópolis. A denúncia foi feita durante reunião da Frente Pró-Petrópolis, ocorrida ontem. Presente ao encontro, o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marcus Lima, confirmou a informação. Segundo ele, está ocorrendo um problema com relação ao pagamento de alguns contratos. O Sistema de Alerta de Cheias foi criado pelo Inea, com o objetivo de informar as autoridades e à população quanto à possibilidade de chuvas intensas e de inundações graduais (cheias) que possam causar perdas materiais e humanas. 

    Cabe ao Inea o monitoramento e envio de alertas de cheias (inundações graduais) em apoio às Defesas Civis na prevenção de desastres. O Sistema de Alerta é formado por uma rede de estações telemétricas e de radares que enviam, em tempo real, dados de chuva e do nível dos rios monitorados. Esse sistema deixou de funcionar em Petrópolis.

    “O que ficamos sabendo foi que o sistema de alerta de cheias no Cuiabá e nos outros pontos instalados em Petrópolis estão desativados. Estamos perto da época de fortes chuvas, não podemos esquecer disso. A informação é que o problema é a falta de pagamento para as empresas responsáveis. Isso é muito preocupante”, disse o engenheiro agrônomo Rolf Dieringer, integrante da Frente Pró-Petrópolis.

    Em nota a assessoria do Inea respondeu à nossa equipe:

    "Em função do momento que vive o Estado, alguns ajustes precisaram ser feitos na parte operacional do contrato do Sistema de Alerta de Cheias para reduzir custos mas, com reposicionamento de recursos internos o sistema está funcionando e atendendo às necessidades. Com o objetivo de prestar o melhor serviço à população, o INEA está providenciando uma nova licitação para contratação de empresa, com custos mais acessíveis, para  operacionalização do sistema."

    Últimas