Semana Santa: Feira do Pescado começa na próxima quarta-feira

Quinta Feira, 22 de Março de 2018


Texto: A - A A +
Compartilhar:
imagem noticias
Foto: Reprodução Internet

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, realizou, nesta terça-feira (20), uma roda de conversa com capacitação de feirantes que fazem o comércio de peixes. A ação é promovida em parceira com o departamento de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e tem como objetivo orientar os comerciantes para as vendas, visando a Semana Santa, quando, tradicionalmente, o consumo de pescados tende a aumentar.

“Buscamos nos reunir com estes feirantes para que possamos conversar, saber as dúvidas deles e passar as orientações necessárias para a melhor administração dos pescados, que são produtos que precisam de uma atenção muito grande. Queremos, com as orientações passadas no encontro, garantir que, na semana que vem, os consumidores estejam livres de riscos, dando mais segurança na hora de comprar os peixes”, disse Dayse Carvalho, coordenadora da Vigilância Sanitária.

São normas que visam a proteção do consumidor do pescado para que se evitem as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA). Foram passadas orientações, como formas de transporte, acondicionamento, manuseio do pescado e de garantias após a limpeza e cortes. 

“Também passamos ideias para garantia da limpeza e organização das barracas e do entorno, destinação do lixo, utilização de uniformes, condições dos utensílios usados para a limpeza e fracionamento dos produtos, condições de higiene do espaço, os rótulos e selos de inspeção necessários para produtos vindos da indústria, como camarão descascado e carne de siri, por exemplo, que necessitam de licenças e autorizações dos órgãos estadual e federal de agricultura para serem comercializados”, explicou Dayse, ressaltando ainda que os feirantes foram alertados para as características sensoriais dos peixes, que tanto o comerciante quanto o consumidor precisam estar atentos: brânquias e guelras róseas ou vermelhas; olhos claros e brilhantes; carne firme; vísceras íntegras quando não estiver partido; ânus fechado; odor característico de peixe fresco; escamas brilhantes e transparentes; e superfície do pescado sem qualquer pigmentação estranha e limpa.

Para o feirante Paulo Cesar de Souza, de 54 anos, as orientações vieram para reforçar o conhecimento e as práticas que ele já está habituado a tomar para a venda de pescado.

“Trabalho com este tipo de comércio há 30 anos e sempre da forma mais cuidadosa possível. Nossos peixes são comprados para a venda no mesmo dia, sempre fresquinhos, porque sabemos da importância de lidar com o produto perfeito para o consumo”, disse o feirante.

Feira do pescado vai acontecer entre os dias 28 e 30

A montagem da Feira do Pescado desse ano vai começar na próxima terça-feira (27), logo após o término da feira tradicional, na Rua Visconde de Souza Franco. A Feira do Pescado vai ocorrer entre os dias 28 e 30.03. A previsão é de que os 28 feirantes vendam mais de vinte toneladas de pescado. No dia 28, a feira vai funcionar das 10 às 22h; no dia 29 (quinta-feira), das 6 às 22h; e, no dia 30 (sexta-feira), das 6 às 14h.  

A feira ocorre desde o início dos anos 70. De acordo com os feirantes os produtos mais comercializados são: sardinha, cavalinha, corvina, salmão, files de merluza, namorado, cação e camarão. Os produtos chegam do Ceasa/RJ e são comercializados no mesmo dia.

A feira ocorre por meio da parceria entre o departamento de Agricultura, da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comdep, que realiza a limpeza do lugar e CPTrans, que organiza o trânsito. Além disso, a Enel realiza a ligação de energia para as barracas e a Guarda Civil reforça a segurança. Todos os feirantes usam uniformes e a Vigilância Sanitária vistoria as barracas.

Leia também Mulher denuncia armas ilegais de companheiro após ser agredida

Na manhã do último sábado (14) uma mulher, de 45 anos, moradora de Araras acionou a Polícia Militar após ser agredi...

Leia também Moradores relatam movimento do tráfico na Comunidade Atílio Marotti

Um jovem de 20 anos foi morto a tiros na madrugada dessa quinta-feira (19) no bairro Atílio Marotti. O corpo de Juan Marcos da Silva foi encont...

Leia também Casas continuam sendo furtadas no Contorno

Prejuízo de mais de R$2 mil, duas tvs, um videogame, três manetes furtadas e uma janela arrombada. Foi assim que a moradora Sulumita Leit...

Leia também Grupo é preso por tráfico de drogas no bairro da Glória

A Polícia Militar prendeu na madrugada dessa quarta-feira (18) duas mulheres de 18 anos e 23 anos, dois homens de 18 anos, e apreendeu quatro m...

Leia também Professor é assaltado e tem a mochila roubada no Quitandinha

Dois homens armados assaltaram um professor na noite desta segunda-feira (16) na Rua Augusto Fragoso, no Quitandinha, próximo ao Parque Cremeri...

Leia também Rede hoteleira está com boa expectativa para o feriado

Com dois feriados em vista, 21 de abril dia de Tiradentes (nacional) e 23 de abril dia de São Jorge(estadual), a rede hoteleira em Petró...