• Referência no Rio de Janeiro, Clube de Tiro de Petrópolis festeja 69 anos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/02/2017 09:17

    Em abril deste ano, o Clube de Tiro de Petrópolis (Ctp) completará 69 anos. Um dos mais antigos do estado do Rio, a entidade colhe os frutos de um trabalho realizado há décadas e que trouxe como uma das consequências elogios de atiradores de vários cantos do país, que não hesitam em afirmar que o petropolitano é o melhor do estado do Rio.

    Embora não seja o maior de todo o estado – um em Niterói e outro localizado em Duque de Caxias possuem uma estrutura maior -, o Cpt é considerado o melhor pelos atiradores. E sobram motivos para isso, a começar pelo aspecto político: no final do ano passado, associados elegeram o petropolitano Augusto Bauer como presidente da Federação de Tiro Prático do Rio de Janeiro.

    O trabalho realizado por Bauer, em três administrações à frente do Cpt, o transformou em uma figura central no processo de desenvolvimento de uma das modalidades do tiro esportivo do Rio de Janeiro. O dirigente, que deixará a presidência da agremiação de Petrópolis em março, diz estar com tranquilo porque vai se dedicar exclusivamente à Federação sem a preocupação de entregar ao sucessor um clube com as finanças saudáveis e um planejamento para 2017 pronto.

    “Estou deixando o Clube de Tiro em excelentes condições, sem dívidas e com o seu calendário estruturado. Vou me dedicar, a partir de março, a minha função exclusiva na Federação do Rio com a certeza do dever cumprido. Poso dizer, aliás, que Petrópolis está muito bem posicionado no estado, a ponto de muitos dizerem a mim que o clube local é o melhor de todo o estado. Isso nos deixa muito orgulhoso”, explicou Gustavo.

    Para atestar a defesa do presidente à boa imagem petropolitana perante os esportistas, o Ministro dos Esportes, Leonardo Picciani, é um frequentador assíduo de treinos e torneios realizados pelo Ctp. Mesmo após ter sido nomeado o responsável pela pasta pelo Presidente da República, Michel Temmer, Picciani nunca deixou de frequentar as dependências do clube. 

    A última competição do mandato de Bauer à frente do Cpt já tem data confirmada: será nos dias 18 e 19 deste mês a primeira etapa do Campeonato Petropolitano de Tiro Prático. Apesar de a disputa contar pontos para o ranking municipal da modalidade, atiradores de outras cidades deverão participar. Já foram recebidos dezenas de pedidos de inscrição só nos últimos oito dias, apenas de pessoas não residentes em Petrópolis. 

    Depois disso, uma série de provas estão programadas ao longo do ano. A mais importante delas será em junho, com a realização da Taça Cidade Imperial. Para esse evento, que normalmente dura dois dias, o Ctp deverá fazê-lo em três. Explica-se: devido ao alto número de procura por inscrições, o limite tem sido estabelecido em 120. Com a mudança, o clube poderá receber até 180 inscrições, o que se concretizar será o recorde interno da instituição, fundada em 1948. A previsão é de acontecer também duas etapas do Campeonato Estadual.     

    Últimas