• Recital ‘Will Shakespeare in Concert’ amanhã na Casa Cláudio de Souza

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/07/2016 09:00

    Peças, poemas e outros textos escritos há mais de 400 anos por William Shakespeare são montados até os dias de hoje, dada a atualidade de seus temas e seu indiscutível talento. O registro desta grande obra está no recital “Will Shakespeare In Concert…”, concebido e dirigido por Arthur Varella, que será exibido neste sábado, às 20h, na Casa de Cláudio de Souza, com entrada franca. 

    “Trata-se de um exercício proposto para quatro pessoas de formações inteiramente diferentes e, portanto, o recital faz parte desses diversos olhares sobre a obra do Bardo”, conta Varella, que tem nesse pequeno espetáculo o início de seu retorno ao teatro. Com ele, Claudia Varella, Marcelo Fernandes e Marilízia de Azevedo, compartilham o palco nesta proposta de leitura colorida por música e vídeos. 

    O pequeno recital, que abre o ciclo de leituras da Academia Petropolitana de Letras, tem como foco a homenagem à obra de Shakespeare e o objetivo de marcar a importância do maior dramaturgo da história. A leitura vai mostrar trechos de peças famosas, sonetos de amor e textos contendo comentários sobre a trajetória do autor inglês, exibindo assim, seu gigantesco talento em torno da tragédia e da comédia. Suas peças foram traduzidas para vários idiomas e são mais encenadas do que as de qualquer outro autor no teatro, além das montagens para a TV e para o cinema. Mesmo assim, sobre a vida do dramaturgo sabe-se pouco, o que o torna uma figura ainda mais fascinante.

    No Brasil, a partir do século XIX a influência shakespeariana aparece na literatura de autores como Machado de Assis, Olavo Bilac e Álvares de Azevedo – como mostra a pesquisa voltada para o espetáculo. A difusão progressiva de sua obra e as diversas traduções fizeram com que Shakespeare fosse definitiva e visceralmente incorporado à literatura nacional. 

    O elenco de “Will Shakespeare In Concert…” é composto por dois casais que compartilham a experiência da interpretação. Arthur Varella é ator com mais de 50 anos de carreira e mais de 40 montagens; Marilízia é jornalista, assessora de comunicação e apresentadora; Claudia é cantora, atriz, professora pós-graduada em Linguística e Literatura; Marcelo é escritor, violonista e doutor em Letras. O espetáculo é uma realização da Mathiz – agência de cultura, contando com o honroso apoio da Academia Petropolitana de Letras e da Casa de Cláudio de Souza, unidade do Museu Imperial.   


    Últimas