• Procon apura denúncias de irregularidades em postos de combustíveis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/05/2018 19:33

    Agentes da Operação Barreira Fiscal, da Secretaria de Estado de Governo, com a secretaria Estadual de Fazenda, Procon RJ e Procon Petrópolis, subiram a serra nesta quarta-feira (23/5) para uma operação de fiscalização de postos de combustíveis. A equipe da operação batizada como Bomba Limpa esteve em três postos para verificar documentação e fazer testes na gasolina comum, aditivada, etanol e diesel.

    O Auto Posto Dona Isabel, na Rua Doutor Sá Earp, 553, no Morin, recebeu auto de infração por ausência de preços em produtos expostos a venda (óleos e lubrificantes).

    O Auto Posto Toronto, na Rua Bingen, 1309, no Bingen, recebeu auto de infração por estar com a licença ambiental estadual vencida. O responsável tem prazo de 48 horas para apresentar o documento ao Procon estadual. O posto também recebeu auto de constatação por ausência de combustível em um dos tanques, não sendo possível fazer aferição do teste de 20 litros. Dois bicos da bomba foram lacrados.

    No Posto 13 de Maio, na Rua Treze de Maio, 135, no Centro, houve auto de infração por ausência de preço nos produtos expostos à venda.


    Bomba Limpa atua no combate a fraude

    Atuando há 1 ano e 3 meses, a Bomba Limpa fiscalizou mais de 130 postos de combustíveis em todo o Estado, lacrou 35 bombas – sendo 21 com evidências de “bomba baixa” (fraude nos bicos), 10 com adulteração de combustível e quatro com vazamento. Também interditou 19 estabelecimentos.

    Segundo o coordenador da Operação, Reginaldo Valadão, a Operação atua em duas frentes: verifica a quantidade e a qualidade do combustível adquirido pelo consumidor.

    "Atuamos por meio de investigações realizadas pelo nosso setor de inteligência e de denúncias de consumidores. É muito comum o consumidor achar esta pagando x litros de gasolina, mas levar menos, porque o posto frauda. Também fazemos o chamado teste de proveta para verificar a quantidade de etanol na gasolina", explicou o coordenador da Operação Bomba Limpa.

    O consumidor que se sentir prejudicado pode denunciar pelo e-mail operacaobombalimpa@gmail.com.


    Últimas