• Procon: 14 lojas são notificadas por ausência de informação

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/05/2018 10:40

    A informação sobre os direitos do cliente foi o objetivo de nova fiscalização do Procon em lojas do Centro Histórico. A presença do Código de Defesa do Consumidor, conforme prevê a legislação, rendeu notificação a 14 lojas do Centro Histórico. Durante a ação, fiscais verificaram que, em alguns casos, os estabelecimentos tinham o código, mas não deixavam, em local visível, cartaz informativo sobre a disponibilidade do CDC.

    Fiscais passaram pela Leader, Águas do Imperador, Losango, Enel, Mega Vale, Boticário e Farmácia Brasile em nenhuma delas havia o cartaz informativo. Na Ortobom, o próprio Código de Defesa do Consumidor (CDC) não estava disponível. Já na Claro e Loja Copacabana também havia ausência de cartaz com o telefone e endereço do Procon, conforme determina a legislação, bem como na Bonsucesso financeira. Outras duas lojas de artigos chineses também foram notificadas: uma por indução ao erro do consumidor na etiqueta, e outra por sequer possuir o CDC e a ausência dos respectivos cartazes. A Crefiva também não possuía o livro de reclamações.

    “O cliente tem o direito de solicitar o CDC a qualquer momento e os estabelecimentos comerciais têm de entregar imediatamente. Além disso, precisam ter o cartaz indicativo sobre a presença do mesmo e o livro de reclamações. Qualquer diferença dessa regra poderá render notificação e multa ao local. Trabalhamos com rigor para manter as regras e pedimos que, qualquer irregularidade seja informada para que possamos agir”, destaca o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.

    Quem tiver alguma denúncia para fazer pode procurar a unidade do Procon que funciona na Rua Dr. Moreira da Fonseca 33, no Centro, ao lado da Câmara dos Vereadores. Os telefones para contato são o 2246-8469 / 8470/ 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Há, ainda, a unidade de Itaipava, que fica na Estrada União e Indústria 11.860, no Centro de Cidadania. Os usuários também têm como opção o WhatsApp Denúncia pelo 92257-5837 e o site www.petropolis.rj.gov.br/procon e o serviço de mensagens da página Procon Petrópolis no Facebook.

    Últimas