• Prefeitura trabalha para ampliar o acesso da população ao teste de HIV

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/12/2017 11:20

    A Prefeitura assumiu o desafio lançado pelo Ministério da Saúde para contribuir para o fim da epidemia de Aids até 2020. Durante o período, o município terá que aumentar o acesso ao diagnóstico em 90% e garantir tratamento a todos os soropositivos. Com o tratamento é possível diminuir a carga viral a níveis indetectáveis, o que reduz o risco de transmissão do vírus para outras pessoas. 

    O início do processo já começou: a Prefeitura tem 14 Postos de Saúde da Família (PSF) realizando teste rápido para HIV diariamente das 8 às 16h. A expectativa é que, em janeiro de 2018, o acesso ao teste seja ampliado, sendo oferecido também nas oito Unidades Básicas de Saúde (UBS).

    Em Petrópolis há 1.212 pessoas cadastradas com a doença. Destas, 1.052 estão buscando o medicamento com regularidade na Área Técnica de IST/HIV e Hepatites B e C (antigo Programa DST/Aids). A Secretaria de Saúde trabalha com dois desafios durante a programação do ‘Dezembro Vermelho’: realizar a busca ativa e a reinserção dos 227 pacientes que abandonaram o tratamento e conscientizar a população a realizar o teste rápido de HIV para diagnosticar precocemente a infecção.

    “A nossa Área Técnica de IST/DST vem realizando desde o início do ano a capacitação das equipes dos postos para que possamos oferecer os testes nas unidades. Estamos fechando o ano com 14 unidades realizando o teste com regularidade e a expectativa é que já em janeiro possamos oferecer os testes também nas UBS. Nós não mediremos esforços para incentivar a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com o HIV”, anuncia Silmar Fortes.

    O tratamento para pessoas com HIV/Aids é oferecido gratuitamente pelo SUS. Mensalmente o paciente retira os medicamentos fornecidos pelo Ministério da Saúde na Área Técnica de IST, HIV e Hepatite B e C ao lado do HMNSE, onde é realizado uma consulta e acolhimento do paciente.

    Maria Inês Ferreira, enfermeira da Área Técnica de IST, HIV e Hepatite B e C reitera que, embora muitas estratégias ainda sejam necessárias para acabar com a epidemia de AIDS, é preciso ampliar o acesso ao diagnóstico para que a pessoa tenha a oportunidade de receber o tratamento antes que a infecção por HIV evolua para um quadro de doença. 

    “O tratamento do HIV é uma importante estratégia de prevenção, pois a pessoa portadora do vírus, quando adequadamente tratada (com o uso de antirretrovirais), reduz a carga viral e, consequentemente, reduz drasticamente o seu potencial de transmissão. O tratamento é oferecido pelo SUS gratuitamente e o uso regular da medicação garante melhora da qualidade de vida do paciente”, afirma.



    Sobre o Dezembro Vermelho:

    A campanha Dezembro Vermelho foi criada no município no ano de 2014, pela Lei nº 7.270 de 19/12/2014, de autoria do então vereador Silmar Fortes. Durante todo o mês, as unidades de Saúde do município realizarão palestras ou discutirão o tema nos grupos de convivência a fim de promover a prevenção e o diagnóstico precoce do HIV.

    Em Petrópolis houve um aumento de 96% no número de casos notificados da doença, principalmente entre os adolescentes e homens de 30 a 49 anos. De janeiro a novembro foram de 67 casos notificados de HIV/Aids apenas do público masculino, sendo que, no mesmo período do ano passado foram 29. As mulheres somam 23 casos, contra 19 notificações de 2016, mas o fator preocupante é o aumento de casos em adolescentes, com 7 casos confirmados, e em mulheres com mais de 50 anos, com 9 casos confirmados. Apesar dos números, houve menos mortes: no ano passado houve 19 óbitos no período, duas a mais em relação a este ano.



    Teste rápido é oferecido nas seguintes unidades (diariamente de 8h às 16h)

     1.PSF Alto da Serra – Rua Teresa, 2.024 (Praça Miguel Couto)

     2.PSF Posse – Estrada União de Indústria nº 33.530

     3.PSF Amazonas – Rua Alagoas s/n 

     4.PSF Bairro Castrioto – Rua Santa Rita de Cássia, nº 114.

     5.PSF Batallard – Rua E nº 35 – Parque Residencial Mosela.

     6.PSF Comunidade Menino Jesus de Praga – Rua Dias de Oliveira, nº 560, Duarte da Silveira.

     7.PSF Comunidade São João Batista – Rua Luiz Winter,Nº 560, Duarte da Silveira.

     8.PSF Pedras Brancas – Rua Pedras Brancas nº 1.190.

     9.PSF Fazenda Inglesa – Estrada da Fazenda Inglesa s/n.

     10.PSF Vila Felipe – Ermínio Schimidt , s/nº

     11.PSF São Sebastião – Rua São Sebastião nº 625

     12.PSF Moinho Preto – Rua João Xavier, nº 2.109.

     13.PSF Dr. Thouzet – Rua Dr. Thouzet, nº 609, Quitandinha.

     14.PSF Meio da Serra I – Estrada Velha da Estrela s/n

     15.Área Técnica de IST, HIV e Hepatite B e C (antigo programa DST/Aids) – teste todas as quartas-feiras das 12h30 às 19h30 e sextas-feiras de 7h30 às 12h30 na unidade localizada ao lado do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp.

     ~

    Últimas