• Prefeitura assume as UPAs e anuncia ampliação do número de médicos e enfermeiros

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/08/2018 10:30

    A Prefeitura assumiu no início da noite desta quinta-feira (16.08), a administração das duas UPAs da cidade. As unidades de Cascatinha e Centro, que no último ano foram geridas pelo Consórcio Saúde legal, que venceu licitação realizada pelo município, passam a ser administradas pelo Serviço Social Autônomo do Hospital Alcides Carneiro (Sehac), que já gere o maior hospital público do município. Ao confirmar a mudança, o governo anunciou novidades, incluindo a ampliação do número de médicos e de enfermeiros.

    A transição, segundo o governo, não vai afetar o atendimento à população. “As UPAs são fundamentais para a cidade e temos todo o cuidado em sua gestão. O consórcio fez um trabalho adequado, mas a Prefeitura entende que, com uma mudança administrativa e sendo gerida por um organismo da própria cidade, vai acolher melhor a população”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.

    A equipe médica terá 4 clínicos gerais 3 pediatras, como já acontece, mas os plantões diários terão, segundo a Prefeitura, mais dois médicos: um de suporte para agilizar encaminhamentos e um “visitador”, que é o médico que acompanha durante todo o tempo os pacientes acolhidos nas unidades. Os fluxos internos também foram modificados.

    As equipes de enfermagem de cada unidade também foram ampliadas. Antes, operavam com 3 enfermeiros e 8 atendentes de enfermagem por plantão. Agora são 4 enfermeiros e 10 atendentes de enfermagem. As UPAs também terão três ambulâncias, UTIs móveis, veículos que já estão em operação.

    Plantões de 12 horas

    O diretor geral das UPAs, José Victor Caldeira, explicou que um novo sistema, com plantões de 12 horas, vai possibilitar que os profissionais estejam mais descansados, do que em um plantão de 24 horas, e que podem optar por uma escala com mais plantões cumpridos, aumentando assim, os vencimentos.

    Médicos, segundo a Prefeitura, receberão R$ 900 por plantões em dias de semana. Já enfermeiros terão remuneração de R$ 350 por plantão. 

    Últimas