Pré-carnaval começa neste fim de semana com desfile de blocos; confira a programação

Por: Redação Tribuna

Quarta Feira, 31 de Janeiro de 2018


Texto: A - A A +
Compartilhar:
imagem noticias
Foto: Divulgação

Como diria Chiquinha Gonzaga, “Ó abre alas” que o Carnaval em Petrópolis já vai começar. A pré-folia tem início esta semana, com oito blocos passando por bairros como São Sebastião, Esperança, Mosela, Cascatinha e Morin, a partir de sexta-feira (2). O movimento carnavalesco também já agita o Centro Histórico, com um bloco na Praça da Liberdade, no domingo. Durante todo o fim de semana, o que não vai faltar na cidade são opções para curtir muito samba, marchinhas e a já tradicional animação do período, com grupos desfilando em diversos horários.

Este ano, o Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) está apoiando as iniciativas nos bairros. “Estamos fomentando a cultura nos quatro cantos do município. Petrópolis terá sim Carnaval, e será uma festa feita pela população, para a população. Estamos dando apoio logístico para todos os blocos que desfilarão na cidade”, explica o diretor-presidente do IMCE, Leonardo Randolfo.

O pré-carnaval começa a partir de 19h, na sexta-feira, com o bloco “Acadêmicos do Indaiá”, nos arredores da Praça João Augusto Borba, no Indaiá, no São Sebastião. No sábado, o “Só a Nata” estará na Praça da Mosela, a partir de 14h. No Centro, o bloco “Tudo Errado Pra Dar Certo” terá a concentração a partir de 11h na Rua Francisco Manuel, com saída às 15h em direção à Rua Montecaseros, passando pela Rua Roberto Silveira e dispersando na Praça 14 Bis. Já às 16h será a vez do Manoel Torres receber o bloco “Tamojunto”, com concentração na altura do número 589 e saída às 18h, sentido Rua do Expedicionário, passando pela Rua Paulo Herve e Alice Herve, com retorno para o início. Já no Bairro Esperança quem anima o povo é o “Academia Amigos do Samba”, a partir de 18h, próximo ao ponto final do bairro.

Já no domingo, o “Bloco do Urso” estará em Cascatinha, na Praça José Ferreira Soares, a partir de 10h. No Morin, desfila o já tradicional “Parada Obrigatória”, com concentração a partir de 9h na Rua Deputado Euvaldo Lodi e saída às 11h30 pela Augusto Severo até o início da Pedro Ivo. Às 14h, o “Tamojunto” volta a embalar os foliões na Praça da Mosela.

No Centro Histórico, o "ruço", as capivaras da Barão do Rio Branco e as conhecidas sombrinhas embaixo das marquises da Rua do Imperador são alguns dos elementos que compõem o samba e o enredo que o bloco “Boa Praça” levará para a segunda edição de sua festa, também no domingo, a partir de 10h, na Praça da Liberdade. No último Carnaval, o bloco reuniu mais de 800 pessoas.



Leia também Depois do trem de levitação, vem aí o passeio de gôndola no Rio Piabanha

Imagina fotografar a Catedral São Pedro de Alcântara - um dos pontos mais visitados da cidade - dentro de uma gôndola? A ideia, um...

Leia também Nova Geração de Talentos: curso de teatro está com inscrições abertas

O Curso Nova Geração de Talentos começa suas atividades este ano com aulas aos sábados para todas as idades, no Teatro da...

Leia também Carnaval em Petrópolis só termina com Bloco da Ressaca neste domingo

O Bloco da Ressaca vai fechar o Carnaval em Petrópolis, neste domingo (18), a partir de 14h, no Centro da cidade. Com a participaç&atild...

Leia também Espetáculo infantil Nas Águas da Realeza é atração no Sesc Quitandinha

A Satura Companhia de Teatro será a atração deste sábado (17), no Sesc Quitandinha, onde vai apresentar o espetácul...