• Posto de Saúde do Meio da Serra está há oito meses sem médico

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/08/2017 08:30

    Os moradores do Meio da Serra estão há quase oito meses sem atendimento médico nos Postos de Saúde da Família (PSF) do bairro. Eles reclamam que a médica que atendia na localidade precisou se ausentar e desde então a Secretaria de Saúde não enviou um médico substituto. A situação está prejudicando os moradores de toda a comunidade que contavam com o atendimento nos postos para consultas emergenciais e rotineiras. E os problemas não param por ai, o PSF que fica na Rua Automóvel Clube Brasil, está há dois dias sem o abastecimento de água. 

    Na semana passada o posto ficou por três dias sem o abastecimento de água, e nesta semana o problema voltou a aparecer. “Fica muito difícil o posto funcionar normalmente, porque precisamos da água para fazer a higiene do local. A situação está muito complicada. Estamos a um Deus dará”, lamentou o presidente da associação de moradores do bairro José Gonçalves Silveira.

    Apesar da falta de abastecimento o posto abriu todos os dias. Mas no local só tem atendimentos de odontologia e enfermaria. Segundo José, os pacientes que estavam marcados ainda aguardam reagendamento. E os exames dos pacientes que estão prontos nos postos, estão só aguardando avaliação médica, alguns por causa do tempo, estão até perdendo a validade. O bairro contava com apenas um médico, que atendia em dias alternados nos dois postos, o que já não era suficiente para a demanda.

    “A comunidade toda está sendo prejudicada. Muita gente está precisando recorrer as consultas particulares, porque não podem serem atendidos em outros postos. A ficha dos pacientes está toda aqui, não pode trocar tudo”, reclamou o presidente da associação.

    Em maio deste ano, a Tribuna já havia feito uma reportagem acompanhando as dificuldades que os pacientes estavam enfrentando no agendamento das consultas, por causa da falta de médicos no local. E desde então, os moradores têm levado as reclamações a Secretaria de Saúde, mas até agora os problemas não foram solucionados. “É uma pena, um posto novo, que está abandonado”, lamentou José. 

    Questionada sobre o problema no abastecimento, a Águas do Imperador informou que funcionários da empresa estiveram no local na tarde de ontem, e verificaram que o registro estava fechado. E o abastecimento foi normalizado. 

    A Secretaria de Saúde informou que foram convocados os 26 médicos aprovados no concurso público realizando em 2016. Destes, uma profissional já está atuando no PSF Boa Esperança, outros quatro estão em processo de entrega de documentação à Secretaria. Dos convocados, 21 médicos rejeitaram a proposta de atuar nas Unidades de Saúde do Município. Para suprir a falta de médicos concursados, a prefeitura estuda medidas alternativas, até a realização de novo concurso.

    Últimas