• Pichações em placas e monumentos causam prejuízo à cidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/04/2018 12:30

    Tem sido cada vez mais comum ver pichações em postes e muros da cidade. Além de ser feio esteticamente, esse tipo de vandalismo acaba prejudicando turistas e os petropolitanos quando é feito nas placas de sinalização. No Centro, muitas delas têm sido alvo dos pichadores. Na Avenida Presidente Kennedy, altura da Praça da Confluência, mal se pode ler sobre a Casa Visconde de Mauá, porque a placa turística está totalmente depredada, com pinturas e pichações. Do outro lado da rua, o alvo foi uma placa de trânsito, num importante ponto de acesso ao centro da cidade. 

    Próximo a outro ponto turístico importante da cidade, o mesmo problema. Uma placa da bucólica Avenida Koeller, que indica o conjunto arquitetônico do Centro, também está depredada. E para encontrar mais cenas semelhantes, basta pouco tempo de caminhada pela Avenida, além das ruas Tiradentes, e da Imperatriz. Em todas elas há placas e monumentos vandalizados. 

    Até em pleno centro urbano, na Rua Irmãos D’ângelo, os pichadores já atuaram. Nem mesmo o parquímetro escapou das ações criminosas. A aposentada Neusimar Ramos, de 68 anos, fez uma crítica às atuais gerações, e responsabiliza os jovens por tais ações. “O jovem de hoje em dia está assim: rebelde. Não podemos generalizar, mas vejo um reflexo muito ruim da educação passada pelas gerações anteriores.

    E a minha preocupação maior é com as futuras gerações, que serão fruto dessa atual. Muitos não têm nenhum pingo de respeito com nada”, contou. 

    Depredar ou agredir o patrimônio público é crime e pode resultar em pena de prisão por até seis meses, pois esse tipo de patrimônio pertence ao conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública, seja ela direta ou indireta. Os monumentos e placas de trânsito se encaixam nessa legislação.

    A expectativa é de que agora, com a central de monitoramento da cidade, que está em montagem, esse tipo de crime diminua. “Sem dúvidas isso vai ser muito bom para a cidade. Aguardamos os resultados”,completou a aposentada Neusimar.


     

    Últimas