• Petrópolis tem o menor efetivo policial das cidades da Região Serrana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/05/2018 14:58

    A cidade de Petrópolis tem o menor efetivo de policiais militares entre as cidades da Região Serrana. Atualmente, a cidade conta com 401 PMs. Considerando os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que estima uma população de 298 mil habitantes, há cerca de 1,34 policial para cada mil habitantes. Os números foram apresentados na última quinta-feira (3) na primeira reunião do recém-criado Gabinete Itinerante do Comando-Geral (CICG) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

    Para o comandante do 26º BPM, coronel Oderlei Santos Alves de Souza, o ideal será a chegada de pelo menos mais 50 policiais para a cidade. "Comparando com as outras cidades da região, com o número de habitantes e a seus efetivos, Petrópolis tem o menor número de policiais para cada mil moradores. Acredito que a chegada de mais 50 homens ajudaria neste trabalho", disse o comandante.

    Apesar do baixo efetivo, o comandante do 26º ressalta o trabalho feito na cidade e destaca que Petrópolis continua sendo uma cidade segura. "O batalhão de Petrópolis é um dos que possui menor déficit de efetivo mas também e um dos que possui os menores índices de criminalidade", destacou o coronel Oderlei.

    Ainda de acordo com o comandante, a redução do efetivo é causada pelas aposentadorias e que nos últimos anos não houve deslocamento de policiais. "Sete policiais se aposentaram em 2017 e não foram repostos. O Comando da Polícia Militar do Estado está verificando a possibilidade de ingresso de novos policiais militares por concurso e também a possibilidade de reforço das viaturas", explicou o coronel Oderlei.

    A reunião do CICG aconteceu em Teresópolis, na sede do 7º Comando de Policiamento de Área (CPA). Os dados foram apresentados pelo Comandante do 7º CPA, Coronel André Luis Araújo Vidal. Também participaram da reunião o Chefe do Gabinete do Comando-Geral, Coronel Renan Gomes de Oliveira; o Chefe do Estado Maior Geral, Coronel Luis  Henrique Marinho Pires; e os Sub-Chefes do Estado Maior Geral Operacional, Coronel Marcelo Francisco Nogueira, e Administrativo, Coronel Márcio Pereira Basílio; além dos comandantes dos batalhões da Região Serrana.

    O CICG tem como objetivo aproximar mais o Comando-Geral da Corporação com os CPAs e suas unidades operacionais. Além de estreitar os laços com a tropa e fortalecer as raízes militares em todo o território estadual.

    Últimas