• Pesquisa revela paixão pela corrida de rua durante a Maratona do Rio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/05/2016 09:30

    A corrida de rua é um fenômeno crescente nas grandes cidades. Mas o que realmente move, o que motiva corredores de todas as idades a ocupar praças, parques e calçadões de todo o país com essa prática? Pesquisa recente feita pela consultoria Relevance e encomendada pela Maratona da Cidade do Rio de Janeiro, que será realizada no próximo domingo, levantou as razões que levam essas pessoas a adotar a modalidade esportiva e, consequentemente, contribuir para o seu crescimento no Brasil. De acordo com o levantamento, 44% dos corredores adotaram a atividade pelo desafio, superação e para ter orgulho de si.

    Os outros motivos apontados para a prática da corrida de rua foram a saúde (38% dos entrevistados) e o relaxamento (18%). O estudo foi realizado com participantes das provas que integram a Maratona do Rio de Janeiro: Olympikus Family Run; Meia Maratona e Maratona. Os entrevistados foram divididos em dois grupos: amadores (corrida de 6km) e pró (corridas de 21 km e 42 km).

     Dentro do grupo que destacou o “Desafio” como a principal razão para correr, as expressões mais usadas nas respostas foram “espírito de superação”,  “competição consigo e com os outros” e “orgulho”, entre outras.  Quando o assunto é “Saúde”, “controlar peso ”, “emagrecer” e “prolongar a vida” são expressões comuns. Já no eixo “Relaxamento”, frases como “experiência emocional positiva”, “sentir-se completo” e “passar um tempo sozinho, desconectar-se”, foram as mais utilizadas.

    A pesquisa ainda apontou que a maioria dos corredores pratica a modalidade para se sentir bem, gosta de variar o trajeto e planeja com tempo as corridas de que pretende participar. Além disso, eles seguem treinamento e dieta específicos para as provas. Outro dado levantado foi que, entre os amadores, aspectos como organização, diversão e paisagem do local são elementos decisivos na escolha de uma prova.


    Últimas