Pescaria dos Amigos - Rio Pesca

Por: Afonso - Pescaria dos Amigos

1 semana atrás


Texto: A - A A +
Compartilhar:
imagem noticias
| Tribuna de Petrópolis

Bom dia aos amigos pescadores e leitores do nosso jornal. 

Hoje vamos falar sobre uma modalidade de pesca muito usada aqui na região serrana, a “Pincho de Beirada” ou “Pesca de Barranco” . Vamos falar especificamente sobre a busca pelo Dourado, “O Rei do Rio”, que é encontrado nessa região em grandes exemplares.

A região serrana e Sul Fluminense, possui alguns grandes e piscosos rios, com fortes corredeiras e muitas cachoeiras, habitat perfeito para esta espécie forte e “briguenta”.

O rio Paraibuna, que nasce no município mineiro de Antonio Carlos, é muito procurado para pesca do Dourado, principalmente quando corta os municípios de Juiz de Fora (MG) e Tres Rios (RJ), onde deságua em outro Grande Rio, o Paraíba do Sul.

Neste ponto há grande incidência de Dourados, que sobem as corredeiras buscando comida e pontos para desova. Já foram capturados grandes exemplares nesta região, o maior relatado de 19 kg, por um pescador local. Mas exemplares menores são fisgados com frequência nas iscas artificiais, que estão em alta. A região está descobrindo a eficácia deste material já utilizado por outros há tantos anos, e está se tornando uma febre entre os pescadores.

A pesca aqui é realizada de beirada, caminhando às margens do rio. É muita cansativa, pois as margens são de pedras dos mais variados tamanhos e formatos. Isto se torna mais um desafio ao pescador, que precisa desbravar as matas, pedras e barrancos as margens do rio em busca do melhor ponto de arremesso.

Posicionado à margem, pescamos de pincho, arremessando em direção ao meio do rio, normalmente com iscas de barbela longa, no caso da artificial, pois estas nadam com um pouco mais de profundidade. 

Já no caso das iscas naturais, pescamos com Rãs e Tuviras, dentre outras iscas utilizadas, também arremessando ao meio do rio, fazendo uma varredura ao fundo. Alguns pescam com boia nas épocas mais quentes, quando o peixe esta mais à superfície.

Nas épocas de chuva, quando os rios estão mais cheios, as iscas naturais tem melhor resultado. Nas épocas de seca as iscas artificiais dão boas ações deste peixe brigão e pulador. 

Lembrando que entre dia 01 de novembro passado até 28 de fevereiro de 2018 estamos em época de Piracema (reprodução), onde a pesca fica estritamente PROIBIDA. Respeitando isso, teremos a manutenção de nossas espécies.

E não esqueçam, pratique o pesque e solte sempre!

Espero que as dicas ajudem e boa pescaria!

 Afonso – Pescaria dos Amigos 

Veja mais no blog Papo de Pescador

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Jornal Tribuna de Petrópolis.


TÓPICOS: pescaria | rio | dourado