• Pedido de aposentadoria já pode ser feito por telefone ou internet

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  • 30/05/2018 10:06

    A partir desta segunda-feira (21), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixa de agendar o atendimento presencial para salário-maternidade e aposentadoria por idade urbanos. Agora, o segurado deverá acessar o Meu INSS ou ligar para o 135 e, em vez de agendar uma data para ser atendido, receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento.


    Veja também: Saiba como pedir aposentadoria por idade pela internet ou telefone 


    Antes, o segurado precisava agendar uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido. Com o novo modelo, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado à agência. Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível então a concessão automática do benefício, isto é, a distância.


    Segundo o INSS, com a mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser atendido perto da residência. O instituto diz ainda que a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido.
    Atualmente, o Meu INSS tem mais de 7 milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou celular. O sistema, que está sendo aprimorado, conta com um canal que permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços do INSS. 


    O instituto vai ampliar cada vez mais a lista de serviços agendáveis. A partir do dia 24, serviços que antes eram prestados somente no atendimento espontâneo serão realizados com dia e horário marcados, bastando fazer seu agendamento pelo Meu INSS ou o telefone 135.

    Veja a lista dos serviços que passam a ser agendáveis:


    – Alterar meio de pagamento
    – Atualizar dados cadastrais do beneficiário
    – Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes
    – Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
    – Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de Dirf
    – Cadastrar Declaração de Cárcere
    – Cadastrar ou atualizar dependentes para salário-família
    – Cadastrar ou renovar procuração
    – Cadastrar ou renovar representante legal
    – Desbloqueio do benefício para empréstimo
    – Desistir de aposentadoria
    – Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados
    – Pensão por morte
    – Emitir Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS
    – Reativar benefício
    – Reativar benefício assistencial à pessoa com deficiência, suspenso por inclusão no mercado de trabalho
    – Renunciar a cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
    – Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
    – Solicitar valor não recebido até a data do óbito do beneficiário
    – Suspender benefício assistencial à pessoa com deficiência para inclusão no mercado de trabalho
    – Transferir benefício para outra agência

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