• Pé de Vento e Locatelli fecham parceria

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/01/2016 12:00

    Há mais de 30 anos a equipe Pé de Vento/Caixa revela grandes corredores e leva seus atletas a competições por todo o mundo e o pódio já é lugar comum para estes petropolitanos. Mas este ano, com a proximidade das Olimpíadas Rio-2016, o esforço para alcançar excelentes resultados é redobrado. Em busca do sonho olímpico, a equipe tem feito parcerias. A mais recente, com a academia Locatelli, que fica localizada na Rua Montecaseros, no Centro, vai oferecer aparelhos modernos e uma grande infraestrutura aos atletas, para um melhor aproveitamento dos treinos e preparação física. “Nós sempre fizemos trabalhos aleatórios em academias, mas este é um momento histórico e nossos atletas precisam fazer o trabalho de base. Não sabemos se vamos ter outra chance de participar dos Jogos Olímpicos dentro do nosso país. Estamos buscando parcerias para melhorar cada vez mais nossos resultados e a estrutura que a Locatelli está nos oferecendo irá, sem dúvida, acrescentar muito ao nosso desempenho”, explica José Eloy, responsável pela comunicação da equipe. Atualmente, a Pé de Vento/Caixa conta com 10 atletas de elite, dos quais quatro serão trabalhados para tentar índice para as Olimpíadas.

    Entre os destaques da equipe estão Joziane Cardoso, que está entre as três melhores fundistas do país, Giovani dos Santos e Gilmar Lopes, que estão no top-5 em corridas de rua no país e com chances de tentar vagas nos 10 mil metros e Sabine Heitling, que já conseguiu três vezes o índice das Olimpíadas e contou como recebeu a notícia da nova rotina de treino. “Achei fantástico. É uma academia de primeiro mundo, tem todo material e estrutura que a gente poderia imaginar vque fosse utilizar para o nosso treinamento, até mesmo o específico para atletismo, além da sala de musculação com todos os aparelhos. Essa parceira é essencial para nós. Todos sabemos que o treinamento funcional é extremamente importante na manutenção muscular, para evitar lesões e poder continuar o treinamento para as corridas.

    Estamos trabalhando todos os vetores que a gente não trabalha nos treinos específicos para o atletismo e isso vai contribuir para melhora do nosso rendimento”, afirmou Sabine, uma das primeiras atletas a aproveitar a estrutura da Locatelli. O treinador e médico Henrique Vianna, que fundou a equipe em 1983, acrescentou que esta nova parceira vai contribuir para o avanço das técnicas e metodologias de treinamento. A equipe petropolitana da Pé de Vento/Caixa já publicou artigos e participou de diversos congressos apresentando seu trabalho diferenciado que fazem seus componentes alcançarem resultados cada vez melhores. Já Marcelo Defaveri, preparador físico, acredita que o fortalecimento dos atletas será intensificado, diminuindo o risco de lesões. “Essa parceria é um ganho muito grande para a Pé de Vento/Caixa, porque a preparação física dos atletas fica muito mais completa.

    O fortalecimento físico que é necessário para atletas de corrida de fundo é essencial para evitar lesão e dar seguimento nas planilhas específicas de treinamento para as corridas. A academia Locatelli tem uma gama de áreas que vão servir 100% para a gente, tanto nos aparelhos, quanto d área externa para fazer os treinamentos funcionais, os treinamentos dinâmicos de deslocamentos, com elásticos. Toda a estrutura está disponibilizada para a gente utilizar”, disse Marcelo.

    Os alunos e professores da academia Locatelli receberam a parceria com muito entusiasmo. A Coordenadora Geral da academia, Amanda Leal, lembra que as corridas de rua são comuns em Petrópolis, o que torna ainda mais valiosa a presença desse atletas na instituição. “A experiência que nossos alunos passarão a ter com corredores de índice olímpicos é fantástica . Eles ficarão mais motivados a treinar e perceberão que, com determinação e disciplina, também pode chegar a níveis altos d desempenho”, ressaltou a coordenadora.

    Últimas