• Partidas de Xadrez abrem os Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/04/2018 17:10

    Começaram nesta terça-feira (24) os Jogos Unificados de Petrópolis (JEUPs) com partidas de xadrez nas categorias sub-13 e 15. Na quarta, será a vez dos alunos inscritos na sub-18. A modalidade está sendo disputada na Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanatta, que fica na sede da prefeitura. Neste ano, os JEUPs acontecem em duas fases: classificatória e fase final, onde as equipes são divididas em chaves e jogam pelo sistema de rodízio simples, garantindo que as equipes joguem mais de uma partida em cada modalidade.

    O aumento na quantidade de partidas acontece graças ao investimento inédito do Ministério do Esporte, que vai dar suporte às competições promovidas pela prefeitura, investindo R$ 230 mil. Além dos JEUPs, acontece o Festival das Comunidades e o Torneio Agita Petrópolis de Futebol, em parceria com a Liga Petropolitana de Desportos (LPD).

     “O investimento inédito do Governo Federal mostra que estamos no caminho certo, com mais petropolitanos praticando as mais diversas modalidades esportivas. Além dos jovens, também vamos atender aos adultos e idosos com esse investimento", destaca o prefeito Bernardo Rossi.

    São nove modalidades em disputa, sendo cinco coletivas: basquete, futebol de campo, futsal, handebol e vôlei; e quatro individuais: tênis de mesa, xadrez, judô e atletismo. Ao todo, 44 escolas confirmaram a participação no JEUPs, sendo que em 2017 foram 41. Em 2016, haviam sido apenas 19 inscritos no torneio. O objetivo da prefeitura é superar o número de alunos em comparação com o ano passado.

    "Nosso objetivo é aumentar o número de jovens praticantes de atividades físicas e os jogos estudantis são parte importante desse processo. Um dos objetivos da prefeitura é garantir mais saúde e bem-estar para os petropolitanos, começando com as crianças e os adolescentes", explica Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer.

    O xadrez chegou logo aos 9 anos na vida Patrick Guerra-Peixe, aluno do 1º ano do ensino médio, no Colégio Estadual Dom Pedro II. Agora, ao 14, ele participa pela terceira vez dos JEUPs, e seu gosto por esporte não é resumido apenas a esta modalidade

    “Já joguei futsal, vôlei, handebol… Já ganhei muita medalha! Estou há três anos tentando no xadrez. Tomara que desta vez eu consiga ganhar aqui também”, diz Patrick.

    No dia 4 de maio, será a vez dos jogos de basquete, na categoria sub-13, no Centro Cultural e Esportivo Fábrica do Saber. A prefeitura estima a participação de mais de dois mil alunos no JEUPs, somando todas as modalidades em disputa.   

    Últimas