Pacientes com câncer participam de ensaio fotográfico de carnaval

Por: Thaciana Ferrante

Quarta Feira, 31 de Janeiro de 2018


Texto: A - A A +
Compartilhar:
imagem noticias
Foto: Wagner Assis

Emoção, alegria, festa, e claro, muito Carnaval. Foi nesse clima que seis pacientes do Centro de Oncologia de Petrópolis foram recebidas no evento Divas da Folia, promovido pela médica oncologista Sabrina Chagas junto com a blogueira Day Sant’Anna. O evento foi realizado no hotel Solar do Império e todas fizeram um ensaio fotográfico especial, com direito a maquiagem profissional, e adereços carnavalescos. 

Logo no início do evento algumas participantes se mostraram acanhadas, e até um pouco tristes diante das dificuldades diárias de quem está em tratamento contra o câncer. Apesar disso, em poucos minutos o cenário no hotel era de completa descontração e felicidade. O clima de amizade, companheirismo e a animação, característica do Carnaval, marcaram o encontro do grupo que terminou a festa com gostinho de quero mais e já pensando em novas datas para realizar mais uma festa do tipo.

“Normalmente só o lado mais dolorido e devastador do câncer é mostrado. Por isso, resolvemos fazer esse ensaio fotográfico para mostrar que todos podem aproveitar o carnaval, até mesmo quando se está em tratamento de uma doença”, contou a oncologista Sabrina Chagas, que é filha de um mastologista que enfrentou o câncer de mama em 2015 e conseguiu vencê-lo. A especialista afirma que a experiência só ressaltou uma visão que ela já possuía, a importância da humanização do tratamento contra a doença. 

“Dados científicos já provaram que pacientes que lutam contra o câncer e recebem carinho de parentes, amigos, e também dos médicos, respondem melhor ao tratamento. Então é preciso abraçar, ser compreensivo e dar muito amor para essas pessoas. Então nada mais justo que proporcionar para essas mulheres uma folia bem divertida para lembrar que elas também podem pular o Carnaval, mesmo que de uma outra forma”, afirmou.

De paciente a defensora da da luta contra o câncer, a blogueira Day Sant'Anna também aposta nessas inciativas para melhorar a vida de outras pessoas. “Foi um dia para gravar na memória e na alma. Hoje de manhã encontramos SEIS pacientes contidas e terminamos com várias divas animadíssimas. E eu me incluo nessa história! A alegria delas transformou meu dia. Soa clichê, mas fazer isso por elas realmente faz um bem maior para mim. Sou muito grata”, disse emocionada Day Sant’Anna, autora do Blog Viver Eu Quero, onde conta toda sua trajetória na luta contra o câncer.

Para a cozinheira Vanda Pereira da Silva, de 55 anos, que descobriu a doença através da mamografia em 2015, a ação representou um dia de muita felicidade. “Foi uma experiência maravilhosa! Me fez perceber que podemos nos reinventar todos os dias, o quanto é importante mantermos a nossa vaidade e que podemos sim viver tudo o que a vida nos oferece apesar da doença”, disse animada. 

Galeria de Fotos

Leia também Carnaval em Petrópolis só termina com Bloco da Ressaca neste domingo

O Bloco da Ressaca vai fechar o Carnaval em Petrópolis, neste domingo (18), a partir de 14h, no Centro da cidade. Com a participaç&atild...

Leia também Nova Geração de Talentos: curso de teatro está com inscrições abertas

O Curso Nova Geração de Talentos começa suas atividades este ano com aulas aos sábados para todas as idades, no Teatro da...

Leia também Espetáculo infantil Nas Águas da Realeza é atração no Sesc Quitandinha

A Satura Companhia de Teatro será a atração deste sábado (17), no Sesc Quitandinha, onde vai apresentar o espetácul...

Leia também Depois do trem de levitação, vem aí o passeio de gôndola no Rio Piabanha

Imagina fotografar a Catedral São Pedro de Alcântara - um dos pontos mais visitados da cidade - dentro de uma gôndola? A ideia, um...