• Outono começa com temperaturas de inverno em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/04/2018 11:13

    O outono em Petrópolis chegou com jeito de inverno. Temperaturas muito baixas durante a madrugada, com mínima de até 6 graus e considerada a menor do Brasil este ano, surpreenderam quem contava apenas com o tradicional clima ameno da estação. E a previsão é que dias assim se repitam nos próximos dias. Felicidade para uns, terror para os que amam o calorão do verão.

     O jeito é mesmo investir nos agasalhos para tentar espantar um pouco o clima gelado. Mas a situação é ainda mais fria para quem trabalha no ponto mais alto do município, onde funciona o Destacamento de Controle Aéreo do Pico do Couto, no Rocio, que está a 1800m de altitude. O lugar é responsável pelo controle e segurança aérea de um raio de 400km, abrangendo quatro estados (RJ, SP, ES e MG).

    Além do radar, que controla parte do espaço aéreo brasileiro, o local abriga ainda uma sede da estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), justamente por conta da altitude. Os militares que trabalham na região sofrem diariamente com o frio. “Venta bastante aqui e, normalmente, já é mais fresco por conta da localização.

    Mas, no inverno faz muito frio”, contou o comandante do destacamento, Pedro Henrique Mazzoni. Ao todo, mais de 60 militares trabalham 24 horas no alto da montanha, dentro da reserva biológica de Araras. Uma missão que garante a segurança do espaço e da sociedade brasileira.

    Últimas