• Onde mora Deus

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/12/2017 13:20

    Quem de nós, em algum momento de sua vida, não aprendeu que Deus mora em algum lugar bonito acima das nuvens, chamado céu? É uma concepção bíblica, pois o próprio profeta Isaías expressa que Deus mora no céu com as seguintes palavras: “Ó Deus, olha para nós lá do céu, lá do lugar santo e glorioso onde moras. (…) Quando fizestes coisas maravilhosas, que nós nem esperávamos, tu desceste do céu…” (Isaías 63.15; 64.2)

    Existe uma estória de dois monges que estavam à procura do lugar onde Deus morava. Diz esta estória:

    “Era uma vez dois monges que estavam lendo em conjunto um livro bem antigo. Lá estava escrito que existia um lugar, no fim do mundo, onde o céu e a terra se encontravam, um lugar onde Deus morava. Eles resolveram procurar esse lugar e não voltar até que o tivessem encontrado. Eles peregrinaram pelo mundo, passaram por inúmeros perigos, obstáculos e dificuldades, também por tentações de abandonar ou desviar-se do seu objetivo. O livro dizia que iam encontrar uma porta e que bastava bater nesta porta para chegar a Deus. Procuraram muito tempo e, finalmente, acharam o que tinham procurado. Bateram na porta e… estavam em casa, no seu próprio quarto no mosteiro. Daí os dois entenderam: o lugar onde o céu e a terra se encontram, onde Deus mora, esse lugar está na terra. Ele fica exatamente lá onde nós estamos vivendo.”

    Deus não mora somente no céu, um lugar distante, nas nuvens, nas alturas. Com o nascimento de Jesus, Deus veio morar entre nós. Por isso, a Sagrada Escritura também diz que Jesus é chamado de Emanuel, que quer dizer “Deus conosco” (Isaías 7.14; Mateus 1.23). Deus veio a nós na pessoa de Jesus: “A palavra se tornou um ser humano e morou entre nós.” (João 1.14). E Jesus mesmo diz, em Mateus 18.20: “Porque onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles.” E, ao se despedir dos discípulos, Jesus promete: “E lembrem-se de que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mateus 28.20)

    Deus está conosco todos os dias de nossa vida. Deus mora conosco e, com o seu amor e seu carinho, nos protege. É preciso que nós o sintamos e vejamos conosco. Não precisamos procurá-lo em um lugar distante de nós. Uma estória nos fala de dois monges que estavam à procura do lugar onde Deus morava. 

    No Natal, celebramos justamente o nascimento de Jesus, de Deus que se fez gente e habitou entre nós e habita ainda hoje entre nós. Deus mora em todo lugar. No céu… mas também bem perto de nós, ali onde nós vivemos. E também em nós, uma vez que Paulo diz que nosso corpo é templo do Espírito Santo (1 Coríntios 3.16) E, para que Deus possa continuar morando entre e em nós, é preciso que cada um de nós dê espaço para Ele. E dar lugar em nossa vida para Deus é procurar seguir sua vontade e seus ensinamentos. É seguir os passos de Jesus, amando como ele amou, acolhendo como ele acolheu, sendo solidário como ele foi. Não é preciso procurar Deus longe de nós, pois ele está conosco. Ele veio e vem até nós. O que importa agora é dar lugar para Deus na nossa vida.

    NATAL: DEUS VEM MORAR CONOSCO! 

    Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

    Avenida Ipiranga, 346.

    Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703

    Últimas