• Nova Estação de Tratamento de Água para os distritos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/06/2018 07:00

    Os moradores de Nogueira, Itaipava, Pedro do Rio e Posse ganharão uma nova estação de tratamento de água: a ETA Araras que será construída em um terreno na Rua Deputado Altair de Oliveira Lima, em Itaipava. A área foi desapropriada pela Prefeitura em 2015, e a concessionária Águas do Imperador aguarda a finalização do projeto e outras questões relacionadas a desapropriação e licenciamento ambiental para iniciar as obras.

    Quando entrar em operação, a ETA vai tratar, diariamente, cerca de 18 milhões de litros de água, beneficiando 123 mil moradores destas quatro localidades. A estação ficará em uma área localizada nos fundos de um hotel, em uma rua transversal à Estrada União e Indústria (com acesso antes do Parque Municipal de Itaipava). Segundo a concessionária, a ETA Araras está vinculada a um conjunto de projetos de saneamento para toda a região, que incluiu também estações de tratamento de esgoto, como a ETE Itaipava, Pedro do Rio, Cascatinha e Nogueira. 

    O terreno já está isolado e uma placa da Águas do Imperador foi instalada informando a localização da Estação de Tratamento de Água. O decreto tornando a área de utilidade pública foi publicada no Diário Oficial de 25 de agosto de 2015. E de acordo com o decreto, as despesas com a desapropriação serão de responsabilidade da Águas do Imperador. 

    Atualmente, a cidade conta com sete estações de tratamento de água que distribuem diariamente 61,8 milhões de litros para 95,6% da população. O município ainda conta com 26 instalações de tratamento de esgotos, biodigestores e biossistema que tratam 87,24% dos esgotos urbanos produzidos em Petrópolis. Com a construção da ETE Araras, haverá a universalização do abastecimento de água tratada no município e a despoluição de todas as bacias. 


    Últimas