• Na festa de Petrópolis, entrada gratuita nos principais museus

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/03/2018 11:11

    Um dos principais patrimônios da cidade, o segmento de museus terá entrada gratuita e muitas promoções em comemoração ao aniversário de 175 anos de Petrópolis. No feriado do dia 16 de março, Museu Imperial e Museu Casa de Santos Dumont, por exemplo, vão oferecer ao visitante entrada franca. Todo o município estará em festa durante o mês de março, com diversas atrações, exposições, Deguste especial de aniversário, evento cervejeiro no Palácio de Cristal, performances culturais nas ruas 16 de março e Alencar Lima e uma Maratona Cultural. Tudo com entrada gratuita. 

    “Nosso objetivo é valorizar sempre o que temos de melhor, e a cultura está entre os nossos principais patrimônios. Vamos comemorar os 175 anos de Petrópolis fomentando a cultura para os moradores e para quem estiver visitando a cidade, reforçando também, ainda mais, a importância dos nossos museus”, destaca o prefeito Bernardo Rossi. 

    Um dos símbolos de Petrópolis, o Museu Imperial terá, além da gratuidade na entrada, promoção para o Espetáculo “Som e Luz”, que custará R$ 5 (o valor normal é de R$ 20). Na Casa de Santos Dumont, a expectativa é de lotar o museu, assim como aconteceu no ano passado, quando 777 pessoas visitaram o atrativo, sendo 545 petropolitanos. Além de comemorar a data, entre os objetivos está incentivar os próprios petropolitanos a visitarem o atrativo. “Muitos moradores chegam aqui e falam que ainda não conheciam o museu. E ficam surpresos com toda a história”, explica a coordenadora da Casa, Simone Wayand.

    Tanto para o Museu Imperial, que funciona de terça a domingo e feriados, das 10h30 às 18h (bilheteria de 10h às 17h), quanto para o Museu Casa de Santos Dumont, aberto nos mesmos dias, de 9h às 17h30 (bilheteria até 17h), a gratuidade na entrada vale apenas para o dia do aniversário da cidade, 16 de março. 

    Segundo a museóloga da prefeitura Ana Carolina Vieira, a gratuidade e as promoções em comemoração ao aniversário da cidade também são uma forma de democratizar o acesso ao patrimônio cultural da cidade e estimula a difusão da cultura. “Essas instituições têm uma função social e, com isso, elas acabam cumprindo ainda mais o seu papel. É muito importante essa difusão doconhecimento e dos bens culturais dos quais elas são responsáveis pela preservação”, explica, lembrando que os petropolitanos também estarão mais estimulados a conhecer e visitar os atrativos da própria cidade.

    Todos os outros museus da cidade, como o Museu Casa do Colono, Museu de Cera, A Grande Vallée, entre diversos outros atrativos, estarão de portas abertas para receber turistas e petropolitanos no período. Alguns estão com exposições em cartaz, como é o caso da Casa Stefan Zweig, com a mostra Migração, do artista plástico Luiz Aquila, funcionando de sexta a domingo e feriados, das 11h às 17h.

    Últimas