• Moradores do Cremerie querem retorno do antigo esquema de trânsito

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/03/2018 10:30

    Moradores da Estrada do Independência e Rua Pedro Américo, no Cremerie, entregaram um abaixo-assinado na Companhia Petropolitana de Trânsito (CPTrans), solicitando o retorno do antigo esquema de trânsito da região. O documento conta com 240 assinaturas e foi protocolado na companhia em janeiro. Desde 13 de dezembro do ano passado, devido à programação de Natal do Hotel Quitandinha, a CPTrans alterou o tráfego de veículos no local, mas para os moradores as mudanças trouxeram prejuízos.

    A iniciativa seria provisória, mas a Prefeitura mantém as mudanças. Desde dezembro, a Rua General Rondon, que operava em mão dupla, passou a ter mão única, no sentido bairro, no trecho entre a Rua Pedro Américo e a esquina com a Estrada do Independência. “O trânsito pesado foi todo desviado para este trecho e com isso perdemos a segurança de andar na calçada”, alertou o presidente da associação de moradores da região, Paulo César Lopes.

    Após a mudança, os veículos pesados estão obrigados a passar pela Pedro Américo e pela curva estreita que dá acesso a Estrada do Independência. Sem ângulo para os motoristas, os veículos acabam invadindo as calçadas. “Somos quase atingidos pelos ônibus e caminhões quando fazem a curva. Há movimento de pedestres aqui e estamos com medo de acontecer uma tragédia”, disse Érica Vinhaes, de 40 anos.

    Na semana passada, um caminhão acabou atingindo o muro de uma casa que fica localizada bem na curva entre a Pedro Américo a Estrada do Independência. “Queremos que a Prefeitura nos mostre que estudos estão sendo feitos para que essa mudança no trânsito continue. Até o momento, não apresentaram nada que justifique a permanência dessas alterações que só estão causando transtornos para os moradores da região”, lamentou Antônio Pacheco. 

    Com a via em mão única, motoristas que seguem em direção ao Centro pela Rua General Rondon passam obrigatoriamente à direita na Pedro Américo (ao lado do supermercado) e em seguida à esquerda, acessando a Estrada do Independência, onde retornam à pista sentido Centro da Rua General Rondon. Neste trecho, além das moradias há igrejas, restaurantes e uma academia.

    “Junto com o abaixo-assinado, anexei fotos que comprovam o que estamos dizendo. São imagens dos ônibus e caminhões invadindo a calçada. Estamos alertando a CPTrans”, ressaltou Paulo César. A Prefeitura informou que as mudanças continuam em fase de teste e que seguem as análises técnicas da CPTrans. As alterações no trânsito tem como aspecto a mobilidade urbana, melhorando o trânsito com a eliminação de três cruzamentos na via. 

    Em nota, a Prefeitura informou que a mudança realizada na área está em fase de testes, sob análises técnicas da CPTrans. Segundo informações da companhia, “as alterações no trânsito nesta área, além do aspecto técnico da mobilidade – já que melhorou a fluidez com a eliminação de três cruzamentos na via (a terceira com maior número de acidentes no município -, também tem o aspecto de segurança, uma vez que eram justamente nesses cruzamentos os pontos onde os acidentes eram registrados”.

    Ainda segundo a nota, com a redução no número de conversões, moradores do Independência, o bairro mais populoso da cidade, com mais de 40 mil moradores, Cremerie, entre outros, têm maior facilidade para seguir em direção ao Centro. Até o fim deste mês, a CPTrans vai realizar novos testes de contagem de fluxo de veículos. Os resultados serão conclusivos para definir se a alteração será ou não mantida..  

    Últimas