MEC discute reformulação no Fies e quer ampliar número de vagas

Sexta Feira, 15 de Julho de 2016


Texto: A - A A +
Compartilhar:
imagem noticias
Reprodução

O Ministério da Educação discute um novo modelo para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A reformulação deverá garantir a sustentabilidade do programa e ampliar o número de vagas ofertadas, de acordo com o ministro da Educação, Mendonça Filho. A expectativa é que a novo modelo, chamado pelo ministro de Fies Turbo, possa ser lançado em 2017.“Inauguramos um processo de discussão envolvendo as instituições privadas de ensino e esse processo nos levará a uma revisão completa, profunda e sustentável do Fies com um novo Fies a ser lançado. Esse novo Fies demandará um processo de discussão de 6 a 8 meses”, explicou em entrevista coletiva.

O ministro da Educação disse que a discussão contará com a participação das instituições privadas de ensino, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica, especialistas e acadêmicos. Mendonça Filho citou também a possibilidade de participação de bancos privados.


Mais vagas

Ele informou que o ministério estuda ainda a ampliação da oferta de vagas do Programa Universidade para Todos (ProUni) com a mudança dos critérios para a ocupação de vagas remanescentes. “Queremos modificar a regulação com relação ao uso de vagas do ProUni utilizando vagas remanescentes que estão disponíveis e que, até então, não são utilizadas tendo em vista o critério regulatório atual”, disse.

Mendonça Filho destacou que é preciso ampliar o percentual de estudantes na educação superior para alcançar as metas do Plano Nacional de Educação (PNE).


Com informações da Agência Brasil

TÓPICOS:

MEC publica portaria que institui tempo integral e...

O Ministério da Educação publicou na edição de hoje (11) do Diário Oficial da União a portaria que in...

UERJ Petrópolis volta a funcionar

As aulas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) em Petrópolis foram retomadas ontem (24), segundo a  assessoria de imprensa da...

Pré-matrícula começa hoje na rede municipal

O período de pré-matrícula para alunos da rede municipal de ensino começa hoje. As inscrições para o 4º...

MP do Ensino Médio é publicada em edição extra do...

Após de ter anunciado ontem (22) a medida provisória (MP) que reestrutura e flexibiliza o ensino médio no país – e d...

Prefeitura anuncia obras em 20 escolas da rede mun...

Vinte escolas da rede municipal de Educação passarão por obras estruturais nesse mês de janeiro. Os espaços ser&atil...

Universidade em Petrópolis oferece cursos de Pós G...

A Universidade Estácio de Sá campus Petrópolis passa a oferecer, a partir de outubro, oito novos cursos de pós gradua&cced...