• Mais de cinco meses depois surgimento de cratera, BR-040 terá meia pista liberada

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/04/2018 12:00

    A Concessionária Rio-Juiz de Fora conseguiu o aval da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias para liberar parcialmente o trecho da BR-040, na altura do quilômetro 81, interditado desde 7 de novembro por conta do surgimento de uma cratera às margens da rodovia. O buraco, que apareceu exatamente sobre a área onde eram feitas escavações para a construção do túnel que faz parte do projeto da nova pista de subida da serra, engoliu uma casa e destruiu parcialmente outras duas. Cinquenta e cinco casas, além de uma escola, estão interditadas desde então e o trânsito opera em mão dupla em dois quilômetros da pista sentido Rio. 


    A avaliação da Defesa Civil foi entregue em atendimento à orientação do Ministério Público Federal, que solicitou nova análise baseada nos últimos estudos apresentados pelas empresas contratadas pela Concer. A secretaria elaborou um documento técnico em que afirma não se opor ao pedido de desinterdição parcial em meia pista – faixa da direita – da BR-040. O documento foi entregue nesta terça-feira (24.04) ao Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (PF), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e à concessionária.


    No documento emitido nesta terça, a Defesa Civil destaca, no entanto, que para permitir a passagem de veículos, a Concer precisa realizar o monitoramento das condições de segurança e de estabilidade da pista e emitir relatórios que deverão ser entregues também ao MPF e à ANTT, em um prazo que os técnicos contratados pela concessionária julgarem necessário. A faixa da esquerda da rodovia, área onde estão as 55 residências e a Escola Municipal Leonardo Boff, permanece interditada.


    O corpo técnico da Defesa Civil informou que, após o trabalho, vai analisar os novos dados para atestar as condições de segurança do local. Todo esse material deve estar devidamente acompanhado de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), emitida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). 


    Em nota, a Concer informou que já tem um plano de ação elaborado, mas aguarda receber oficialmente o documento técnico da Defesa Civil de Petrópolis para se manifestar a respeito da data de desinterdição parcial do trecho da BR-040.

    Últimas