• Mais bonito que ontem

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/05/2018 12:00

    Poucas pessoas se olham no espelho e concluem que estão fisicamente mais bonitas que no dia anterior. Assim é a vida: o corpo vai sofrendo o desgaste das lutas do dia a dia! 

    Mas podemos também nos perguntar: estamos hoje espiritualmente mais bonitos que ontem? Crescemos na fé? Estamos buscando seguir a vontade de Deus, de Jesus? 

    Nossa vida é um processo constante de crescimento na fé. Este processo é diário e dura por toda a vida. Como bem nos escreve o reformador Martin Lutero: “por arrependimento diário, a velha pessoa em nós deve ser afogada e morrer com todos os pecados e maus desejos. E, por sua vez, deve sair e ressurgir diariamente nova pessoa, que viva em justiça e pureza diante de Deus para sempre.” 

    Este caminhar diário é algo que acontece com o exercício da fé. E esse exercício da fé tem alguns movimentos constantes: oração, leitura bíblica, meditação. Esses precisam da nossa constância individual em nosso lar, no “nosso quarto” (confira Mateus 6.5-8), onde cada um de nós vai ter seu momento com Deus. 

    Entretanto, este processo de crescimento e aperfeiçoamento na fé não pode ser algo somente individual, mas também coletivo. Jesus nos convida: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, ali estou no meio deles.” (Mateus 18.20) 

    Nos dá o exemplo a primeira Comunidade cristã em Jerusalém: “E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações.” (Atos dos Apóstolos 2.42) 

    Lembramos que, antes mesmo de receberem o Espírito Santo, os discípulos, a família de Jesus e os demais seguires de Jesus se reuniam na casa onde estavam hospedados: “Eles sempre se reuniam todos juntos para orar com as mulheres, a mãe de Jesus e os irmãos Dele. Num desses dias de reunião, estavam presentes mais ou menos cento e vinte seguidores de Jesus.” (Atos dos apóstolos 1.14,15) 

    Assim, se fortaleciam mutuamente na fé. A cada manhã, faça a si mesmo a pergunta: “Será que hoje eu estou espiritualmente mais bonito do que ontem?” E busque a cada dia ser mais bonito espiritualmente com sua oração, leitura e meditação diária em casa e com a participação na sua Comunidade de fé, nos grupos de estudo, nos cultos, nas atividades da Comunidade.

    Últimas