Jovem do Coral dos Canarinhos vai fazer estágio na Alemanha

Por: Redação Tribuna

Quinta Feira, 11 de Janeiro de 2018


Texto: A - A A +
Compartilhar:
imagem noticias
Foto: Divulgação

Um menino de Petrópolis, cantor dos Canarinhos, está de malas prontas para uma aventura rumo ao conhecimento e à excelência, na cidade de Speyer, numa das regiões mais bonitas e antigas da Alemanha. Paulo Vinícius Abranches Pantaleão, de 13 anos, terminou o oitavo ano em novembro e vai passar as férias no frio da Europa Central.

Paulinho, como é carinhosamente chamado pela vovó Eliane, pedadoga e incentivadora da carreira musical do neto, diz que ele sempre gostou de música e de livros. 

“No Natal, na hora de entregar os presentes tínhamos que começar com os livrinhos de história e de pintar, do contrário, era a maior choradeira, ele não queria brinquedos e roupas”. 

Tudo começou com uma reportagem sobre o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis na TV, chamando as crianças para ingressarem no Coral dos Meninos Cantores de Petrópolis. A avó entusiasmada com os talentos percebidos em casa e uma apaixonada pelos Canarinhos, correu para matricular o neto, ele fez o teste de voz e passou. Em agosto de 2013, além das atividades da escola regular, Paulo Vinícius entrou para o grupo de aprendizes do IMCP e, seis meses depois, com a cerimônia da investidura ingressou no Coral dos Canarinhos de Petrópolis.

O Maestro Marco Aurélio Lischt, percebeu de pronto a musicalidade do menino, tanto na facilidade para aprender a ler música como em outras questões como dedicação ao Coro, disciplina, interesses sobre história e música. Através do amigo de faculdade, Markus Melchiori, maestro do Coro de Capela da Catedral de Speyer, Lischt, que fez a maior parte de sua formação na Alemanha, conseguiu uma bolsa para que Paulo Vinicius faça um estágio no Coro da maior catedral românica do mundo, nessas férias. 

“O menino está indo para a Alemanha como um prêmio pela dedicação ao Coro dos Canarinhos. Ele tem facilidades relativas ao talento, é claro, porém muito mais que isso, ele é dedicado e interessado no universo musical a que nos propomos e merecedor dessa oportunidade.” 

Paulinho viajou ontem e retorna em 19 de fevereiro. Quando se faz a pergunta clássica para um menino da idade dele, a resposta não poderia ser diferente: “meu maior sonho é me tornar maestro e trabalhar na Europa”.


Caminhão colide em ônibus e deixa dois feridos

Duas pessoas ficaram feridas, em uma colisão envolvendo um ônibus da viação Turb e um caminhão, na localidade conhec...

Equipe de transição de governo se reúne

As equipes de transição do prefeito eleito, Bernardo Rossi, e do atual governo se reuniram na manhã de ontem, na sede da Procurad...

PM apreende cocaína na Estrada da Saudade

Na tarde deste sábado (19) equipes da Polícia Militar apreenderam 302 cápsulas de cocaína, dois tabletes de maconha e mate...

Urnas eletrônicas da Região Serrana já estão em Pe...

Mais de 1,7 mil urnas eletrônicas que serão utilizadas em sete cidades do interior do estado chegaram ao depósito do Tribunal Regi...

Obra sem documentação é embargada

Uma obra irregular que estava sendo feita dentro de um prédio antigo em pleno Centro Histórico de Petrópolis foi interditada na t...

26° BPM comemora os 26 anos de fundação com Arraiá...

No dia 16 de julho acontece o Arraiá do 26° Batalhão de Polícia Militar. A festa será em comemoração ao...