• José Roberto

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/12/2016 12:00

    Já havia programado comigo mesmo encerrar minhas modestas crônicas perante os jornais desta cidade, em razão do fim do ano que rapidamente vem se aproximando.

    Entendera que, somente no próximo iria recomeçar tais atividades até porque a inspiração nem sempre é uma constante para quem escreve, pelo menos no meu caso pessoal.

    Todavia, não poderia deixar de redigir estas linhas, singelas, porém sinceras, plenas de sentimento, de muito carinho e, sobretudo, de condolências, à família do sempre lembrado José Roberto Henrichs, que nos deixou no dia 11 de dezembro p.p.

    Falar de José Roberto é praticamente falar de seu pai, o professor e advogado Onésio Mariano Henrichs, mestre que dignificou o nome de nossa terra através de suas aulas proferidas em tantas escolas de Petrópolis.

    José Roberto, entretanto, não foi professor, todavia, foi mestre em auxiliar o pai e irmãos na empresa fundada por seu genitor, desempenhando suas atribuições com zelo, competência e, em especial, com absoluta dignidade.

    Não tive durante a minha vida muitos contatos com José Roberto, porém, os que pude manter, juntamente com o irmão José Otávio, levaram-me à percepção que ambos, como os demais, seguiram o que afirmou, em determinado momento de sua vida, aos acadêmicos Fernando Costa e Paulo Cesar dos Santos, o brilhante poeta J. G. de Araújo Jorge, que  “pelo anzol se conhece o peixe”.

    E eu confirmo e reafirmo que a perda desta ilustre figura nunca será esquecida em face da enorme quantidade de amigos e clientes que fez granjear, que o consideravam por tantas qualidades, muito especiais, que lhes ornavam o caráter; homem de certas e pensadas palavras, lastreadas justamente em ensinamentos que bem soube colher de seus pais, Dr. Onésio e de sua digníssima esposa.

    O Pai o levou para o descanso eterno deixando, sabemos nós, uma enorme dor para a família enlutada, porém crente na fé em Deus e em Suas determinações e vontades.

    José Roberto deixa uma enorme lacuna no que toca às atividades que fez desempenhar, por muitos anos, à frente da empresa em que trabalhava, dirigida pelo digno pai, Dr. Onésio.

    Tenho a convicção, entretanto, que os exemplos, especialmente, de dignidade, caráter e moral ilibadas, como, também, de absoluta competência e habilidade profissionais, servirão de paradigma aos filhos que, com certeza, o representarão no decorrer de suas vidas, orgulhosos do pai que tiveram, dádiva do Senhor. 

    Últimas