• INSS recebe analista técnico do Ministério da Fazenda

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/09/2016 17:00

    O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Petrópolis, recebeu nesta terça-feira (20), o analista técnico de Políticas Sociais, do Ministério da Fazenda, Orion Sávio Santos de Oliveira. Na ocasião, o profissional que é do Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional abordou o tema eSocial para cerca de 60 pessoas. Estiveram reunidos os membros do Conselho de Previdência Social, onde participam aposentados, pensionistas e representantes dos empregados e empregadores.

    De acordo com Patrícia Rabelais Duarte, gerente executiva do INSS em Petrópolis e também presidente do Conselho (que está ativo desde 2014), o eSocial vai facilitar o acesso ao mecanismo de informações das obrigações trabalhistas, reunindo vários dados em um sistema. “Vai facilitar o envio das declarações”, destacou. O objetivo principal é unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. 

    Um dos participantes do encontro, o presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas de Petrópolis (Sigrap), Valter Zanacoli, que também é conselheiro da Previdência, disse que esse tipo de palestra geralmente acontece nas capitais do país, e a vinda do especialista Orion para a cidade foi uma grande conquista. 

    O eSocial está disponível desde outubro do ano passado. A ferramenta, do Governo Federal, vai possibilitar o recolhimento unificado dos tributos e do Fundo de Garantia por Tempo de serviço (FGTS) para os empregadores domésticos: Módulo Empregador Doméstico. 


    Últimas