Inscrições abertas para a Copa do Brasil de Fotografia que acontece em março na cidade

Por: Redação Tribuna

Domingo, 28 de Janeiro de 2018


Texto: A - A A +
Compartilhar:
imagem noticias
Etapa Petrópolis - 1° Lugar Light (iniciante) - Foto: João Pedro

Como no ano passado, Petrópolis irá abrir a temporada da “Copa do Brasil de Fotografia”. Interessados de qualquer nível já podem se inscrever no site do evento. A Copa acontecerá no dia 11 de março, às 10h, na Cervejaria Bohemia, reunindo programação cultural, lazer e entretenimento para toda a família.

Composta de várias etapas de atividades fotográficas, a “Copa do Brasil de Fotografia” integra nomes novos e consagrados. As categorias são divididas em individuais (“Desafio Light e Expert” e “Mobgrafia” que é feita por samrtphones), trio e equipe. O desafio consiste em reunir os participantes em um mesmo dia e local, distribuindo tema e condições esperadas das fotografias. A largada é dada e as fotos devem ser entregues no horário estipulado. Cada categoria pode participar com uma fotografia. Os ganhadores serão premiados no mesmo dia.

“O projeto nasceu a partir de dois grandes hobbies: as provas esportivas de rua, que reúnem milhares de pessoas, e a fotografia. A diferença é que na maioria dos concursos fotográficos não há interação entre os participantes. A maratona tem clima diferente: reúne amigos, provoca ansiedades na largada e na conferência do resultado e promove interação”, destacou o organizador do evento, Jorge Vitorio.

Uma das novidades desse ano é a Mascote, a Gioconda, em homenagem a primeira fotógrafa brasileira Gioconda Rizzo e que réplicas serão entregues aos vencedores. Em 2017 a “Copa do Brasil de Fotografia” passou por Petrópolis, Juiz de Fora, Rio de Janeiro e Caçapava com grandes imagens e diversão.

Os vencedores do ano passado já colhem os frutos do trabalho desenvolvido. A vencedora da etapa de Juiz de Fora Soraia Míscoli fez sua primeira exposição “Espelhos da Alma” depois do resultado da “Copa”. E Edgard Pujol, o jovem revelação de 2017 de Petrópolis, já está atuando profissionalmente.

Sobre as categorias

 Quem tem até 25 anos pode se inscrever na categoria “Light” e, acima desta idade, na “Expert”. Em ambas, a foto deverá ser feita em máquina digital profissional ou compacta. A “Mobgrafia” é aberta para fotógrafos de celulares ou tablets. Nesta categoria, a foto deverá ser entregue via fan page do evento, obedecendo às regras estipuladas.

Na categoria “Ensaio” serão premiados modelo, fotógrafo e assistente. A de “Equipe” poderá ter, no mínimo, cinco fotógrafos e, no máximo, 20, de qualquer categoria (exceto “Mobgrafia”), misturada ou não. Vence o grupo que obtiver maior pontuação entre os cinco primeiros fotógrafos.

A pontuação, para todas as categorias, considerará coloração, tema e critérios técnicos. As inscrições variarão de R$ 45 (“Mobgrafia”) a R$ 65 (prova em trio). Todos os participantes receberão um kit com e camisa e medalha de participação, entregue no dia e local do evento. O regulamento completo está disponível no site do evento.

Zoom no futuro 

Por todas as cidades por onde passar, a “Copa do Brasil de Fotografia” será agregada ao projeto “Zoom no Futuro”, que oferecerá a alunos de escola pública ou projeto social uma câmera e um minicurso de fotografia. 

“A intenção é apresentar aos jovens entre 14 e 18 anos todas as possibilidades que o mundo da fotografia oferece, que inclui, além do fotógrafo, modelo, maquiador, editor, iluminador e outras modalidades, que podem despertar o seu interesse, além de incentivá-los nos estudos, já que a fotografia está relacionada à física e à matemática, por exemplo”, explicou Jorge Vitório.

Leia também Carnaval em Petrópolis só termina com Bloco da Ressaca neste domingo

O Bloco da Ressaca vai fechar o Carnaval em Petrópolis, neste domingo (18), a partir de 14h, no Centro da cidade. Com a participaç&atild...

Leia também Depois do trem de levitação, vem aí o passeio de gôndola no Rio Piabanha

Imagina fotografar a Catedral São Pedro de Alcântara - um dos pontos mais visitados da cidade - dentro de uma gôndola? A ideia, um...

Leia também Nova Geração de Talentos: curso de teatro está com inscrições abertas

O Curso Nova Geração de Talentos começa suas atividades este ano com aulas aos sábados para todas as idades, no Teatro da...

Leia também Espetáculo infantil Nas Águas da Realeza é atração no Sesc Quitandinha

A Satura Companhia de Teatro será a atração deste sábado (17), no Sesc Quitandinha, onde vai apresentar o espetácul...