• Inscrições abertas para a Copa do Brasil de Fotografia que acontece em março na cidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/01/2018 08:00

    Como no ano passado, Petrópolis irá abrir a temporada da “Copa do Brasil de Fotografia”. Interessados de qualquer nível já podem se inscrever no site do evento. A Copa acontecerá no dia 11 de março, às 10h, na Cervejaria Bohemia, reunindo programação cultural, lazer e entretenimento para toda a família.

    Composta de várias etapas de atividades fotográficas, a “Copa do Brasil de Fotografia” integra nomes novos e consagrados. As categorias são divididas em individuais (“Desafio Light e Expert” e “Mobgrafia” que é feita por samrtphones), trio e equipe. O desafio consiste em reunir os participantes em um mesmo dia e local, distribuindo tema e condições esperadas das fotografias. A largada é dada e as fotos devem ser entregues no horário estipulado. Cada categoria pode participar com uma fotografia. Os ganhadores serão premiados no mesmo dia.

    “O projeto nasceu a partir de dois grandes hobbies: as provas esportivas de rua, que reúnem milhares de pessoas, e a fotografia. A diferença é que na maioria dos concursos fotográficos não há interação entre os participantes. A maratona tem clima diferente: reúne amigos, provoca ansiedades na largada e na conferência do resultado e promove interação”, destacou o organizador do evento, Jorge Vitorio.

    Uma das novidades desse ano é a Mascote, a Gioconda, em homenagem a primeira fotógrafa brasileira Gioconda Rizzo e que réplicas serão entregues aos vencedores. Em 2017 a “Copa do Brasil de Fotografia” passou por Petrópolis, Juiz de Fora, Rio de Janeiro e Caçapava com grandes imagens e diversão.

    Os vencedores do ano passado já colhem os frutos do trabalho desenvolvido. A vencedora da etapa de Juiz de Fora Soraia Míscoli fez sua primeira exposição “Espelhos da Alma” depois do resultado da “Copa”. E Edgard Pujol, o jovem revelação de 2017 de Petrópolis, já está atuando profissionalmente.

    Sobre as categorias

     Quem tem até 25 anos pode se inscrever na categoria “Light” e, acima desta idade, na “Expert”. Em ambas, a foto deverá ser feita em máquina digital profissional ou compacta. A “Mobgrafia” é aberta para fotógrafos de celulares ou tablets. Nesta categoria, a foto deverá ser entregue via fan page do evento, obedecendo às regras estipuladas.

    Na categoria “Ensaio” serão premiados modelo, fotógrafo e assistente. A de “Equipe” poderá ter, no mínimo, cinco fotógrafos e, no máximo, 20, de qualquer categoria (exceto “Mobgrafia”), misturada ou não. Vence o grupo que obtiver maior pontuação entre os cinco primeiros fotógrafos.

    A pontuação, para todas as categorias, considerará coloração, tema e critérios técnicos. As inscrições variarão de R$ 45 (“Mobgrafia”) a R$ 65 (prova em trio). Todos os participantes receberão um kit com e camisa e medalha de participação, entregue no dia e local do evento. O regulamento completo está disponível no site do evento.

    Zoom no futuro 

    Por todas as cidades por onde passar, a “Copa do Brasil de Fotografia” será agregada ao projeto “Zoom no Futuro”, que oferecerá a alunos de escola pública ou projeto social uma câmera e um minicurso de fotografia. 

    “A intenção é apresentar aos jovens entre 14 e 18 anos todas as possibilidades que o mundo da fotografia oferece, que inclui, além do fotógrafo, modelo, maquiador, editor, iluminador e outras modalidades, que podem despertar o seu interesse, além de incentivá-los nos estudos, já que a fotografia está relacionada à física e à matemática, por exemplo”, explicou Jorge Vitório.

    Últimas