• Feriado de Corpus Christi abre alta temporada do turismo petropolitano

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/05/2016 08:40

    O feriado de Corpus Christi, que deve durar do dia 26 a 29 desta semana, promete abrir a alta temporada da Cidade Imperial. Dados da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis (FCTP) mostram que os hotéis do Centro Histórico já estão com 90,95% de ocupação. Enquanto nos distritos, a taxa chega a 72,11%. Porém, alguns hotéis já registram 100%. Além do feriado prolongado, a baixa temperatura e eventos como os Jogos Jurídicos Estaduais, que acontecem esta semana, contribuíram para atrair turistas para a cidade. Atualmente, a rede hoteleira de Petrópolis conta com 60 pousadas, 29 hotéis, três resorts de montanha, cinco spas e 7 hostels. No primeiro distrito e arredores concentram-se 2.830 leitos e nos demais distritos, 2.649.

    A expectativa dos hotéis é que essa taxa de ocupação se mantenha em torno de 100% durante todo o inverno. Em algumas pousadas, como na 14 Bis, que fica na Rua Buenos Aires, até os fins de semana da Bauernfest, uma das festas mais tradicionais da cidade, que acontece entre o fim do mês de junho e início de julho, já estão com as vagas esgotadas.

    Maurício de Souza, gerente da pousada, disse que apesar de o momento de crise que o país enfrenta, a expectativa para os próximos meses para o setor hoteleiro é boa. “Petrópolis tem grandes atrativos que contribuem para o aumento da taxa de ocupação, principalmente nessa época do ano. Além de ser uma cidade turística, tem um importante polo gastronômico e até o frio funciona como atrativo, principalmente, para os cariocas”, disse.

    Para o feriado de Corpus Christi, ele contou que está com todos os quartos ocupados. A pousada possui 32 acomodações e a maior parte dos hóspedes que vem para a cidade esta semana é do Rio de Janeiro. “São casais, que buscam curtir o frio da Serra”, disse, acrescentando que eles chegam na quinta e saem no domingo.

    Além desses fatores, eventos como os Jogos Jurídicos Estaduais também prometem aquecer a economia nesse período. A expectativa é que o encontro atraia cerca de 5 mil pessoas para Petrópolis nos próximos dias e, pelo menos, 80% desse público deve se hospedar em estabelecimentos da cidade. O evento reúne atletas de 16 faculdades de Direito do estado, incluindo a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal Fluminense (UFF), além da Universidade Católica de Petrópolis (UCP).  

    Últimas