• Fatos históricos dão má fama à sexta-feira, 13

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/04/2018 12:15

    Sexta-feira 13! Dia considerado de azar para muitos e que há séculos tem ligação com eventos importantes que marcaram a história de diversas formas. Na numerologia o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. Já a sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado. É justamente a soma desses acontecimento que segundo a sacerdotisa Lígia Amaral Lima, trouxe a “má fama” para data. Apesar disso, ela afirma: a sexta-feira 13 é um dia visto com bons olhos por muitas culturas e que de fato tem ótima energia. 

    Não há nenhuma evidência de que o 13 tenha sido considerado um número de azar pelas culturas mais antigas. Pelo contrário, muitos povos o consideravam um número sagrado. Para os egípcios, a vida era composta por 12 diferentes estágios para que o ser humano alcance o 13º, que era a vida eterna. Dessa forma, o número 13 foi assimilado com a morte, mas não com uma conotação negativa, mas como uma gloriosa transformação. Essa ligação com a morte permaneceu e foi distorcida por outras culturas que nutriam o medo da morte e não a viam como algo presente no destino de qualquer vida.

    “O que acontece é que no cristianismo, por exemplo, é relatado um evento de má sorte em 13 de outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Felipe IV de França. Os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia. Isso e mais alguns fatos trouxeram essa má fama, que por sinal “inspira” a realização de alguns rituais bons, mas também ruins”, explicou. 

    Por este motivo quem possui bichos de estimação totalmente brancos ou pretos deve ficar atento. Isso porque ainda existem pessoas que utilizam esses animais em rituais de sacrifícios. “É um absurdo! Mas infelizmente uma realidade. Por isso quem ainda puder ficar de olho nos animais de rua, que não possuem donos para protegê-los promovera uma grande ação”, diz. 

    Últimas