• Especialistas apontam principais tendências da moda para este ano

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/03/2016 07:00

    As macrotendências que vão nortear a coleção de inverno/verão de 2016 foram expostas no Giro Moda, evento da Firjan, que aconteceu na última sexta-feira(18). Na ocasião, especialistas abordaram detalhes de peças, acessórios e lingeries que estarão em alta esse ano. Para começar, a ideia de que as minorias ganham destaque. Ou seja, a moda influenciada por pequenos grupos mostra que o mercado que produzia em massa quebrou. O Mini Max busca o foco em nichos específicos, como as culturas dos refugiados, um acontecimento histórico e político que influencia diretamente a moda. Outro detalhe que vem estampando os editoriais é a busca pela realidade da forma de vestir de quem vive na periferia. 

    Os especialistas também destacaram a questão da mudança das gerações. Hoje, é possível verificar que a geração Z (nascidos entre 1990 e 2000) é mais contestadora do que a antecessora Y (nascidos entre 1980 e 1990). E o grande desafio do mercado é atender esse grupo, que tem opinião sobre tudo. Além disso, foi ressaltado que as marcas tanto no país quanto fora estão cada vez mais buscando a moda sem gênero. Elas também procuram atender o estilo de vida do consumidor que, atualmente, é mais ligado ao bem-estar e a questão de consumo sustentável, ou seja, comprar apenas o que é necessário. Esta também é considerada a Era da Distração, por causa das muitas ofertas tecnológicas a que diferentes gerações são expostas: dos mais jovens aos idosos, o uso desenfreado dos smartphones, Smart TVs, laptops e tablets.

    Esta moda vai aparecer valorizando o colorido natural suave, tons terrosos e opacos, tecidos de linho, algodão, jeans acobreado e confortável. Com relação as estampas, as peças aparecem com um aspecto visual de tapeçaria, além do xadrez suave. Enquanto os modelos mais badalados para as próximas estações são os coletes em tricô, alfaiataria e os maxis coletes. A cintura aparece bem marcada. Quem aparece com destaque em 2016, são os botões em variedade. Isso já é possível observar em algumas vitrines petropolitanas que já estão com a coleção outono inverno. Algumas saias curtas com vários botões, aparecem em diversas lojas. Os decotes em V profundo também vem com tudo e para não deixar nada à mostra a alternativa são as sobreposições. Sendo assim, volta a moda de usar uma camisetinha por baixo da blusa. 

    O jeans, que há várias estações tem dado o ar da graça de diversas maneiras, permanece em alta, mas com algumas diferenças: muitas lavagens em uma mesma peça, bordados e muito jeans desfiado. Esta tendência de roupas desfiadas também aparecem em tecidos, lãs e tricôs. Peças sem acabamento também prometem fazer sucesso. Queridinha das estações as calças croppeds vão se destacar no verão e também no inverno, compondo looks com botas curtas ou longas. 

    Ainda para o inverno uma forte tendência são as jaquetas com mangas mais curtas para serem usadas com blusas mais compridas nos braços. As mangas serão aproveitadas de diversas formas e englobaram até a moda boca de sino, com mais volume. 



    Últimas