• Encontro da Lua Cheia: meditação acontece no Trono de Fátima nesta terça

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/05/2018 08:00

    Espaço sagrado, lua cheia e meditação vão unir pessoas que buscam a paz no planeta e mais saúde para o corpo e a mente. O projeto Meditação Para Todos promove o Encontro da Lua Cheia, no dia 29 de maio, às 17 horas, no Trono de Fátima. O evento é gratuito e aberto a quem quiser, mesmo que nunca tenha meditado na vida. Uma boa oportunidade para se iniciar na prática que atrai cada vez mais adeptos no mundo inteiro e que já foi reconhecida pela ciência como uma técnica eficaz para promover a saúde física e mental.

    A ideia de meditar no Trono de Fátima surgiu há pouco mais de dois anos, quando Miguel Berredo subiu ao Trono de Fátima para ver um pôr de sol e viu nascer a lua quase cheia. "Os encontros de meditação no Museu Imperial já aconteciam e veio a ideia de mais uma ação. É um local especial, alto, com atmosfera sagrada, com natureza”, comenta Miguel, idealizador do projeto. Mesmo com pouco tempo para divulgar, dois dias depois, 30 pessoas participaram do primeiro encontro, animadas em combinar a meditação com a possibilidade de ver a lua nascer.

    A partir de então, os encontros se tornaram frequentes. Todo mês, um bom grupo se reúne para silenciar, em contato com a natureza e com uma vista magnífica de Petrópolis. E por que sempre na lua cheia? "A lua simboliza a claridade, a lucidez e a consciência, o estado mais profundo da consciência”, explica Miguel, que desenvolve o projeto com o objetivo de tornar a prática da meditação acessível ao grande público. 

    A Meditação da Lua Cheia faz parte do Projeto Meditação para Todos que também acontece todos os sábados, às 10 horas, no Museu Imperial. No entanto, se a pessoa quer meditar, mas não pode estar presente nos locais dos encontros, a saída é praticar em casa.

    "As pessoas que não puderem ir ao Trono de Fátima poderão silenciar pelo tempo que for possível no trabalho ou em casa”, diz Miguel. A dica básica é: observar a respiração leve e profunda. Geralmente, quando ficamos em silêncio, a mente tem tendência a procurar distrações.  "Quando a mente fugir e se enrolar em algum pensamento, lembrança ou imaginação, é só voltar a prestar atenção na respiração”, explica Miguel. Não precisa ser por muito tempo. “Cinco ou 10 minutos para começar está muito bom, e esse treinamento pode ser feito várias vezes durante o dia”, completa.

    Para participar do encontro de terça no Trono de Fátima não é necessário se inscrever. Basta aparecer no horário e levar algo para forrar o chão para se sentar. Se chover, o encontro é cancelado, mas as pessoas fazem o silêncio em casa mesmo, de preferência no mesmo horário. "O melhor ambiente para meditar é onde estivermos. Aliás, a meditação é sempre onde estivermos, se formos esperar um local especial para meditar não meditaremos nunca”, comenta Miguel.

    Últimas