• Emoção na cerimônia de entrega da Medalha Koeler

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/03/2018 10:00

    A solenidade de aniversário da cidade, realizada na noite da última sexta-feira (16) pela Câmara Municipal e o Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), no Palácio Quitandinha, foi marcada pela emoção, com a entrega da Medalha Koeler homenageando o ex-prefeito Jamil Sabrá (post-mortem), a sua esposa, Nilce Caminada Sabrá, que este ano completa 100 anos. Outro momento de emoção foi a entrega da medalha ao defensor público Cleber Francisco Alves, que manifestou sua alegria ao receber a honraria, frisando que na sua pessoa, a Câmara reconhece também a importância da instituição que hoje representa, a Defensoria Pública do Estado. Além da Medalha, a Câmara entregou o título de Cidadão Petropolitano a diversas pessoas que adotaram Petrópolis como sua cidade e, de alguma forma contribuem com o seu desenvolvimento. Entre os homenageados está José Damião Botelho, que recebeu o título do vereador Marcio Arruda.

    Damião é mineiro e chegou em Petrópolis com 17 anos em busca de oportunidade profissional. Sua história na cidade é marcada por diversos episódios, pois chegou a ser morador de rua, deixando esta situação quando conseguiu um emprego e construiu uma família. Hoje é líder comunitário, desenvolvendo trabalhos sociais para ajudar moradores de rua, e trabalha na Comdep, onde ocupa o cargo de gerente de paisagismo.

    Entre as muitas histórias de homenageados, outra que chamou atenção foi de Francisco Paulo Pires Gomes. Ele chegou ao Brasil aos 13 anos, vindo de Portugal, e escolheu Petrópolis para viver. Desde a sua chegada, trabalha com agricultura familiar. Atualmente reside no Brejal, onde é referência na comunidade por sua atuação, não apenas como agricultor, mas como liderança, principalmente pelo cuidado e preocupação que tem com a formação das crianças. 

    Estas e outras histórias dos homenageados com o título de Cidadão Petropolitano levaram o prefeito Bernardo Rossi a compará-los com aqueles que pensaram e construíram a cidade. Falando aos que receberam o título, afirmou: “vocês escolheram fazer parte da nossa história. Vocês são petropolitanos de coração. Este título é muito importante e sei o quando é difícil escolher entre os muitos que adotaram Petrópolis apenas três para dar o título, para que sejam petropolitanos de fato e de direito. Falo isso porque, de coração vocês, todos já são. Vocês podem ter certeza de que é uma honra muito grande se tornar cidadão petropolitano”. 

    O presidente da Câmara, vereador Paulo Igor, que presidiu a solenidade ao lado da presidente do IHP, Fátima Argon, falou sobre a importância do evento e da entrega das duas honrarias. “Trata-se de um momento ímpar para a cidade e para a Câmara Municipal, em que ao mesmo tempo em que comemorarmos o aniversário de Petrópolis, temos a oportunidade de honrar a memória de seus fundadores, assim como agraciar, sob forma das comendas oferecidas, pessoas que contribuíram e ainda contribuem com o desenvolvimento do município”, destaca o presidente da Câmara. 

    A entrega da Medalha Koeler ao defensor público, Cleber Francisco Alves levou à solenidade diversas autoridades do mundo jurídico, entre elas o defensor público-geral do Estado André Castro; o procurador federal Charles Stevan, assim como vários juízes. A solenidade contou ainda com a presença de autoridades das forças de segurança do Estado, entre elas o tenente coronel Ronald Alexandre Mandim de Oliveira, comandante do 32º Batalhão de Infantaria Leve de Petrópolis.

    A Medalha Koeler e o Título de Cidadania são as maiores honrarias concedidas no município. As medalhas entregues foram no Grau Cruz de Distinção, criada em 1957, que desde então vem sendo entregue a pessoas e instituições que, de maneira especial, contribuíram para o progresso e o desenvolvimento de Petrópolis. Entre os homenageados com o título de Cidadão Petropolitano estavam o senador Eduardo Lopes, o deputado federal Walney Rocha e o deputado estadual Renato Cozzolino. O ex-ministro e presidenciável do PDT, Ciro Gomes, não recebeu o título de cidadão petropolitano na sexta-feira e receberá quando virá em Petrópolis para participar de um evento na Universidade Católica de Petrópolis.


    Veja a lista dos homenageados: 

    -Antonio Brito: João Marcos Xavier dos Santos, Eduardo Benedito Lopes, Adilson Luiz Da Silva; 

    -Dudu: Jéssica Ohana Tavares, Renato Cozzolino, Walney da Rocha Carvalho; 

    -Gilda Beatriz: Rolix Hoffmann, André Marchiori, George Paiva Costa Filho; 

    -Jamil Sabrá Neto: Fernando Rache Alves Meira, Ciro Ferreira Gomes, Neiva Maria de Abreu Voigt; 

    -Jorge Relojão: John William Beith, Francisco Paulo Pires Gomes; 

    -Justino RaioX: Ten. Joel Pessata do Nascimento, Tânia Regina Maltez; 

    -Luizinho Sorriso: Marco Antonio do Carmo Neto, Paulo Malaquias Tavares, José Reinaldo Soares Da Cruz; 

    -Marcelo da Silveira: Pastor Sebastião Luiz Da Silva, Haroldo Dos Santos, Millena Caroline Moraes De Miranda; 

    -Marcio Arruda: Cristiane Marins Ferreira, José Damião Botelho, Marco Antônio De Araujo Portes; 

    -Reinaldo Meirelles: Sargento Alvio Alexandre de Oliveira Loureiro, Fabrício Bolpato Loures, Rosana Hazan Paranhos de Araújo; 

    -Paulo Igor: Cel. Paulo Renato Martins Vaz, Dimas José da Silva, Cesar Felipe Cury; 

    -Leandro Azevedo: Renato De Vasconcelos Farjalla, Frederico Ferreira de Oliveira, Ten. Cel. Ronald Alexandre Mandim de Oliveira; 

    -Ronaldão: Ademir da Costa Maia, Paulo Renato da Conceição, Claudio Roberto Rampini Jucá; 

    -Roni Medeiros, Paulo Ottoni de Azevedo Filho, Ivana Siqueira Mauro, Fernanda Santos Fenandes; 

    -Wanderley Taboada: Marcus Barreto Conde, João Augusto Pessôa Do Nascimento, Ricardo Xavier Araújo Feio.

     

    Últimas