• Eleitos pela misericórdia divina

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/03/2016 12:00

    Todos os dias fazemos escolhas. Ao levantar, precisamos escolher qual a roupa vestir. Ao meio-dia, o que iremos almoçar. Quando escolhemos algo para comprar, tendemos a escolher o mais bonito. Na sociedade, o professor ou o funcionário a ser contratado é escolhido pelo seu currículo. Escolhemos o prefeito e o vereador pela sua proposta. Escolhemos sempre aquele que achamos o melhor. 

    E qual o critério que Deus usa quando escolhe? Israel foi eleito como povo de Deus. Certamente não por ter sido o melhor, nem o mais inteligente ou o mais bonito. Deus também escolheu Davi para ser rei em Israel. Não era o mais musculoso, alto e forte, nem talvez o mais inteligente entre os filhos de Jacó. Com Davi, Deus lhe sondou o coração (1 Samuel 16.7).

    Nos perguntamos: qual o critério da eleição divina? Diz Romanos 9.16: 

    “Portanto, tudo isso depende não do que as pessoas querem ou faze, mas somente da misericórdia de Deus”.

    Martin Lutero disse com toda a razão que a vontade de Deus é “boa e misericordiosa”. Nós somos amados por Deus não porque somos dignos ou merecedores disso, mas porque Deus se inclinou em nosso favor em Jesus Cristo. Se dependesse de nós mesmos e de nossas ações, não conseguiríamos permanecer de pé diante de Deus devido aos nossos pecados (“o salário do pecado é a morte”, bem nos lembra Paulo em Romanos 6.23 – e não somente a morte terrena, mas a perdição eterna.)

    Mas Deus teve misericórdia de nós e veio ao nosso encontro e nos arrancou da situação de perdição em que nos encontrávamos e nos puxou para junto de si – “mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor.” (Romanos 3.23) Assim, ser salvo é ser agraciado por este presente gratuito de Deus, pelo amor, pela bondade e pela misericórdia divina.

    Nosso pecado nos empurra para a perdição. Mas o que Cristo fez por nós na cruz modifica esse nosso futuro, transformando perdição em salvação – salvação que depende unicamente de Deus, e esse presente gratuito é acolhido pela fé.

    E, uma vez que Deus fez tudo isso em nosso favor, por gratidão não vamos nos jogar no ócio, na preguiça, na indolência. Cabe a nós viver como filhos e filhas amados de Deus. Como estamos respondendo em nossa vida, em nossas ações diárias à misericórdia, ao presente gratuito de Deus? 

    Que este tempo de Quaresma nos leve a refletir, nos leve a ter a atitude primeira de um cristão: gratidão ao presente gratuito de Deus. Quanto Cristo sofreu para que eu e você pudéssemos ter a salvação! Que este tempo de Quaresma nos leve à consequência dessa gratidão: uma fé ativa no amor!



    Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

    Avenida Ipiranga, 346.

    Cultos todos os domingos às 09:30h. Tel. 24.2242-1703


    Últimas