Dois casos de febre amarela são confirmados no RJ

Sexta Feira, 12 de Janeiro de 2018


Texto: A - A A +
Compartilhar:
imagem noticias
Foto: Reprodução internet

A Secretaria de Estado de Saúde informa que foram confirmados dois casos de febre amarela em humanos no estado do RJ. Um morador de Teresópolis morreu e o outro paciente, morador de Valença, encontra-se internado. Os casos foram confirmados na última quinta-feira, após exames laboratoriais realizados pela Fiocruz.

A pasta esclarece que a cobertura vacinal nos municípios de Teresópolis e Valença é superior a 80%. A SES já disponibilizou doses suficientes para vacinar 100% da população das duas cidades e recomendou às prefeituras que intensifiquem a vacinação, especialmente nas áreas de mata.

Desde janeiro de 2017, a SES vem adotando medidas preventivas e, antes mesmo de registrar os primeiros casos no território fluminense, a secretaria iniciou a criação de cinturões de bloqueio, recomendando a vacinação contra a febre amarela principalmente em municípios de divisa com Espírito Santo e Minas Gerais (áreas de risco para a doença). Vale destacar que, desde julho do ano passado, todos os 92 municípios do estado já estão incluídos na área de recomendação da vacina e a campanha de vacinação permanece.

A subsecretaria de Vigilância em Saúde vem realizando mensalmente reuniões com os secretários de saúde dos 92 municípios do estado para acompanhar a situação vacinal e o desenvolvimento da doença em cada região. Os casos registrados até agora são do tipo silvestre, transmitido pelas espécies de mosquito Haemagogus e Sabeths, presentes em áreas de mata. Não há registro da forma urbana da doença, transmitida pelo Aedes aegypti, desde 1942 no país. 

A secretaria reforça a importância das pessoas que ainda não se vacinaram buscarem um posto de saúde próximo de casa para serem imunizadas.

TÓPICOS: saude | febre amarela | rj

Prefeitura inicia entrega de cadeiras de rodas e p...

Uma parceria firmada entre a Prefeitura e a Associação Fluminense de Reabilitação (AFR) está facilitando o acesso d...

Ação conjunta do governo federal oferece nova chan...

O esforço conjunto do Governo Federal para garantir a logística de órgãos para transplante já salvou 12 vidas. Em t...

Índice de obesidade é alarmante

O país vive uma situação alarmante: 52,5% da população adulta está acima do peso e, dessa parcela, 17,9% est...

Febre Amarela: Estado libera 1,5 mil vacinas extra...

Apesar da orientação do Ministério da Saúde de que apenas quem vai viajar para áreas onde está sendo registr...

Ministério da Saúde lança novo portal Saúde do Via...

Proteger a saúde é fundamental para ter uma viagem saudável e tranquila. Por isso, o Ministério da Saúde colocou no...

Brasil registra queda na transmissão da aids de mã...

A taxa de detecção de aids em menores de cinco anos caiu 36% nos últimos seis anos, passando de 3,9 casos por 100 mil habitantes,...